Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    TCU envia ao TSE relação de urnas que serão usadas em auditoria

    Foram escolhidas mais de 4.500 urnas para ter uma margem de segurança em relação às 4.161 seções que são necessárias para a fiscalização

    Gabriel Hirabahasida CNN , em Brasília

    O Tribunal de Contas da União (TCU) enviou, nesta sexta-feira (7), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um comunicado com a relação das mais de 4.500 urnas selecionadas pela equipe técnica do TCU para a auditoria que será realizada no sistema eleitoral brasileiro.

    A relação completa foi enviada eletronicamente ao TSE na quarta-feira (5) e enviada pelo secretário-geral da Presidência do TCU ao secretário-geral da Presidência do TSE, José Levi Mello.

    A seleção foi feita na terça-feira (4) após a totalização dos votos válidos. Foram escolhidas mais de 4.500 urnas para ter uma margem de segurança em relação às 4.161 seções que são necessárias para a fiscalização.

    O TSE forneceu, logo após a totalização dos votos, a base total de dados usada para divulgação dos resultados das eleições em primeiro turno com mais de 470 mil seções eleitorais.

    Esta é mais uma das auditorias que o TCU tem feito sobre o sistema eleitoral eletrônico brasileiro. Desta vez, serão analisados os boletins de urna de mais de 4.500 seções eleitorais e comparados com o resultado divulgado pelo TSE.

    No dia da eleição, o TCU realizou uma versão menor dessa auditoria, comparando o resultado de mais de 500 urnas com a divulgação do Tribunal Superior Eleitoral.

    Segundo o TCU, a equipe da Secretaria de Fiscalização de TI do Tribunal desenvolveu tecnologia própria ao criar programas codificados com o uso da Linguagem Python e do Banco de Dados SQL Server capazes de fazer o reconhecimento dos QR Codes dos BU e o cruzamento das informações e verificar se as informações divulgadas TSE são exatamente iguais às dos arquivos impressos nos BUs.

    Tópicos