Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    TCU diz que auditoria em 560 boletins de urnas não registrou dado incorreto

    Ação se dá em meio ao acirramento da polarização política no país e aos receios em relação a eventuais contastações do resultado das eleições

    Gabriela Coelhoda CNN , Brasília

    O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas, informou nesta quarta-feira (5) que a análise dos sistemas de votação não registrou nenhuma inconsistência de dado incorreto. A auditoria foi iniciada no domingo (2), no primeiro turno das eleições, e concluída no início da segunda-feira (3). A declaração foi dada na sessão da Corte.

    “Além de parabenizar toda a equipe responsável pelo empenho na condução dos trabalhos, registro o sucesso desta ação de fiscalização realizada por esta Corte, que evidenciou, uma vez mais, a transparência do sistema eleitoral brasileiro”, disse.

    A auditoria do TCU se dá em meio ao acirramento da polarização política no país e aos receios em relação a eventuais contastações do resultado das eleições no último domingo.

    Dantas disse ainda que no último sábado que antecedeu o pleito eleitoral, um grupo de 54 auditores (dois em cada unidade da federação) acompanhou o sorteio das urnas nas quais seriam aplicados os procedimentos relacionados ao teste de integridade.

    “Finalizada a votação no domingo, equipe de 15 auditores iniciou, após às 18h na sede do TCU em Brasília, a conferência dos 560 boletins de urna (BU) coletados e enviados pelos 54 auditores do TCU nas unidades federativas”.

    O TCU já havia divulgado uma auditoria a ser feita em mais de 4 mil urnas, mas essa análise deve demorar mais, já que o Tribunal terá de esperar alguns dias para receber os boletins impressos dessas urnas escolhidas.

    Tópicos