Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Taxação dos importados: relator diz que não há problema de relacionamento com Lira

    Rodrigo Cunha falou que faz parte do mesmo grupo político do prefeito de Maceió

    Rodrigo Cunha afirmou que não recebeu ligação de Lira para falar sobre “jabuti” em projeto que criar o Mover
    Rodrigo Cunha afirmou que não recebeu ligação de Lira para falar sobre “jabuti” em projeto que criar o Mover Jefferson Rudy/Agência Senado

    Gabriel Garciada CNN

    Brasília

    O senador Rodrigo Cunha (União-AL), relator do projeto que cria o Programa de Mobilidade Verde (Mover), afirmou, nesta quarta-feira (5), que não há problema de relacionamento com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

    A declaração ocorre após Lira dizer ter sabido por meio da imprensa sobre a decisão de Cunha de excluir a “taxa das blusinhas” do projeto Mover — o tema da taxação foi incluído como um “jabuti”. O presidente da Câmara era o principal articulador da proposta.

    “Tanto eu quanto o presidente Arthur Lira fazemos parte do mesmo grupo político do prefeito [de Maceió] JHC (PL). Está tudo bem por lá. Não há problema de relacionamento nenhum [com Lira]”, afirmou o senador.

    Rodrigo Cunha ainda afirmou que não recebeu nenhuma ligação de Lira para falar sobre o tema.

    “Nunca vi nem ouvi relatos de que o presidente da Câmara ligou para um relator para dizer como queria um parecer. Ele sabe onde está inserido e respeita o Senado Federal. Essa postura nunca teve, por que iria ter agora? Por que é do mesmo estado? Não é assim que funciona”, disse.

    Na terça-feira (4), Lira cobrou o cumprimento de acordos políticos após o relator retirar a taxação do texto. “Um fato importante é que as coisas têm que ter uma orientação única em relação aos acordos que são firmados entre as matérias que tramitam no Congresso. Eu penso que o governo irá corrigir e votar o texto que foi acordado”.

    VÍDEO: Lula não deve vetar para “não se complicar”, diz Gleisi