Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tarcísio sanciona lei que cria “Dia dos Heróis da Polícia Militar”

    Data escolhida para a celebração foi 10 de maio, dia em que morreu o tenente Alberto Mendes Júnior, durante a Ditadura Militar

    Victor Aguiarda CNN*

    São Paulo

    O governo de São Paulo oficializou a criação do Dia dos Heróis da Polícia Militar. A nova legislação, promulgada por meio da Lei nº 17.930, foi assinada na última sexta-feira (26) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas só foi publicada no Diário Oficial nesta terça (30).

    A data, que será celebrada no dia 10 de maio, foi escolhida em homenagem ao tenente Alberto Mendes Júnior, da Polícia Militar (PM), morto em 1970, durante a Ditadura Militar, no mesmo ano em que a PM foi institucionalizada em São Paulo.

    Mendes Júnior era agente das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota). Ele morreu durante a Operação Registro, deflagrada com o intuito de desmontar um campo de treinamento de guerrilha no interior de São Paulo.

    Segundo a PM, o tenente morreu após ser vítima de uma emboscada em Sete Barras, no Vale do Ribeira. Na ocasião, Mendes Júnior teria se entregado aos guerrilheiros para evitar a morte de oito companheiros de pelotão, e foi morto dias depois.

    Originada no Projeto de Lei nº 1.524, de outubro de 2023, a proposta teve a autoria do deputado estadual Capitão Telhada (PP-SP). Segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, o intuito da nova lei é “homenagear a conduta e a honra daqueles que estavam na linha de frente na defesa da sociedade”.