Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Tarcísio é o primeiro não tucano eleito ao governo de SP desde 1994

    Nascido no Rio de Janeiro, o candidato do Republicanos derrotou Fernando Haddad neste domingo (30)

    Fabrício Juliãoda CNN , em São Paulo

    O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) foi matematicamente eleito governador de São Paulo após vencer a disputa contra Fernando Haddad (PT) neste domingo (30), no segundo turno. Com 96,30%, Tarcísio tinha com 55,29% dos votos válidos. Desde 1994, o estado não tinha um governador que não fosse do PSDB.

    Naquela eleição, o tucano Mário Covas foi eleito ao derrotar Francisco Rossi (PDT), dando início a um ciclo vitorioso do partido. Depois dele, Geraldo Alckmin, José Serra e João Doria se elegeram para o comando de São Paulo.

    Em março deste ano, o então governador João Doria (PSDB) renunciou ao cargo tentar uma candidatura à Presidência. Apesar de ter vencido as prévias do partido, divergências internas inviabilizaram sua candidatura.

    Após a renúncia, o então vice de Doria, Rodrigo Garcia, assumiu o comando do estado em abril. Ele disputou a reeleição, mas ficou de fora do segundo turno, em terceiro lugar, com 18,4% dos votos. No segundo turno, ele anunciou apoio à candidatura de Tarcísio Gomes de Freitas.

    Carioca no comando de São Paulo

    Natural do Rio de Janeiro, Tarcísio disputou sua primeira eleição neste ano, com o apoio de Bolsonaro para comandar São Paulo. Durante a campanha, os demais candidatos tentaram explorar o fato de o ex-ministro ser carioca, sugerindo que ele não conhece o estado.

    O ex-ministro serviu na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (2005 a 2006). Bacharel em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (1996), Tarcísio tem MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2003).

    O governador eleito contou com apoio do PL, PSD, PTB, PSC e PMN. Tarcísio Gomes de Freitas, de 47 anos, ganhou notoriedade nacional como ministro da Infraestrutura (2019 a 2022) do presidente Jair Bolsonaro (PL). Antes, ele foi diretor-executivo (2011 a 2014) e diretor-geral (2014 a 2015) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nas gestões de Dilma Rousseff e Michel Temer.

    Tiroteio em Paraisópolis

    Um tiroteio foi registrado nesta segunda-feira (17) em Paraisópolis, zona Sul de São Paulo, durante agenda de campanha de Tarcísio. O ex-ministro disse que o acontecimento teve relação com uma “questão territorial”.

    “Foi um recado, um recado claro do crime organizado, dizendo o seguinte: ‘vocês não são bem-vindos aqui. A gente não quer vocês aqui dentro’. Para mim, é uma questão territorial, não tem nada a ver com uma questão política, não tem nada a ver com uma questão eleitoral”, disse.

    Uma pessoa morreu durante o ocorrido.

    Tópicos