Suplente de Flordelis só assumirá mandato no fim deste mês
Jones Moura é vereador e aguarda Câmara do Rio votar o armamento da Guarda Municipal
Suplente da ex-deputada federal Flordelis (PSD-RJ), que teve o mandato cassado na última quinta-feira (12), Jones Moura (PSD-RJ) já foi convocado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) para assumir o posto. No entanto, a mudança só vai ocorrer no fim do mês e, até lá, o Rio de Janeiro deve ficar com um parlamentar a menos.
Isto porque Moura é vereador na cidade do Rio de Janeiro, e negocia para que a Câmara Municipal vote ainda em agosto aquela que é a sua principal bandeira: o armamento da Guarda Municipal. Membro da categoria, o vereador se elegeu com a defesa desta bandeira, apoiada pelo prefeito Eduardo Paes que, no início do ano, trocou o DEM pelo PSD. A votação está prevista para o dia 26 deste mês.
“Já fui convocado pelo presidente Arthur Lira, mas estou aguardando o andamento do projeto, temos uma expectativa muito boa de que o tema seja votado ainda esse mês. Esse é meu segundo mandato, o projeto não é novo e o tema já foi debatido durante toda a legislatura passada. Acredito que temos boa chance de aprová-lo”, explica.
Para assumir o cargo federal, com mandato até o fim de 2022, Moura terá que renunciar ao cargo de vereador. Isto porque a Câmara Municipal até permite que seus parlamentares tirem licença para assumir outras funções legislativas, mas desde que isto ocorra de forma transitória, como a ausência do titular para exercer funções de ministro ou secretário. Como o posto de Flordelis ficou vago, o regimento determina a renúncia.
Quando Moura renunciar ao mandato municipal, válido até o fim de 2024, quem assumirá a função será o ex-vereador Eliseu Kessler. Ele é primeiro suplente da chapa do partido, que elegeu três parlamentares na eleição municipal de 2020.