Sucessão na Câmara: Brito e Elmar terão jantares com deputados petistas
Sob pressão por apoio a Hugo Motta, PT faz acenos a todos os candidatos; bancada não tem data para definir posição na disputa
Candidatos à Presidência da Câmara, os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) devem se reunir com integrantes da bancada petista.
Na semana passada, deputados do PT também participaram de jantar com Hugo Motta (Republicanos-PB), outro postulante ao cargo.
A CNN apurou que Elmar, líder do União Brasil na Casa, aguarda a confirmação de um jantar com parte da bancada petista. A data provável é nesta semana. Brito também deve ser recebido em outro jantar.
Os encontros com outros candidatos ao comando da Casa são uma forma de o PT manter “equilibrada” a relação com os deputados que concorrem à vaga de Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara. A bancada petista não definiu prazo para anunciar seu apoio na disputa.
Sem anúncio em 2024
As eleições internas para o novo comando da Câmara serão realizadas em fevereiro de 2025. O líder do PT na Casa, Odair Cunha (MG), já afirmou que a bancada tende a apoiar a candidatura de “convergência” do bloco que tiver maior apoio e garanta governabilidade.
A expectativa é de que o PT não anuncie oficialmente o apoio até o final do ano para não prejudicar o andamento de propostas prioritárias para o governo no Congresso.
Acenos de Lira
Lira ainda não anunciou seu apoio a um candidato, mas tem feito acenos à candidatura de Hugo Motta. Nesta segunda-feira (21), os dois participaram de evento do setor de agronegócio voltado para a produção de açúcar e etanol.
Na conferência, Lira não oficializou que apoiará o líder do Republicanos, mas sinalizou que deve se posicionar sobre seu sucessor após o segundo turno das eleições.
Reviravolta
Desde o início do ano, Elmar Nascimento, líder do maior bloco político da Câmara, era considerado o favorito de Lira pela proximidade com o atual presidente.
No entanto, no início de setembro, após a desistência da candidatura de Marcos Pereira (SP), presidente nacional do Republicanos, a disputa teve uma reviravolta e Hugo Motta ganhou protagonismo.
Nesta segunda-feira, Motta afirmou ter “confiança” que o PT “caminhará junto” da sua candidatura. No jantar com a bancada, como a CNN mostrou, ele enfatizou a necessidade de garantir governabilidade à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ministério da Justiça registrou 3 mil crimes eleitorais no 1º turno