Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    STJ nega pedido para turistas voltarem ao Brasil sem teste PCR

    Brasileiros estão em Punta Cana, na República Dominicana, e alegam não haver laboratórios na região para a realização do teste

    Da CNN, em São Paulo

     

     
    Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reforçou as preocupações do Brasil com relação ao aumento do número de casos de Covid-19 no país. O STJ negou o pedido de dois brasileiros que tentavam voltar de Punta Cana, que fica na República Dominicana, na região do Caribe, sem apresentar os testes negativos de RT-PCR para a doença.
     
    Leia e assista também:

    Estes brasileiros vinham alegando que os laboratórios onde eles estão viajando não tinham disponibilidade para a realização dos testes de RT-PCR que são requisitados pelo governo brasileiro aos turistas que querem entrar de volta no país. 

    A proposta de defesa dos brasileiros, que foi negada pelo presidente do STJ, ministro Humberto Martins, era de que a dupla realizasse o exame ao desembarcar no aeroporto de Garulhos. A defesa pediu, também, que a regra que obriga a realização dos exames fosse suspensa pela justiça brasileira. 

    Humberto Martins disse que a regra do governo é embasada em uma recomendação da Agência Reguladora de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atende ao interesse da coletividade da sociedade brasileira. 

    O mérito desse mandado de segurança seja julgado pela primeira sessão do STJ.

    Desde quarta-feira (30), uma portaria exige de todos os viajantes internacionais que queiram vir para o Brasil, mesmo que sejam brasileiros, que eles apresentem resultados negativos de testes feitos nas últimas 72 horas antes do vôo. O laboratório que realiza os exames precisa ser reconhecido pelo país de embarque. 

    (Publicado por Luiz Raatz)