STF vai incluir novas imagens de ataque à Corte em inquérito que apura ação de autoridades
Imagens reveladas na quarta-feira (25) mostram que os criminosos que estavam na Esplanada dos Ministérios não tiveram dificuldade de chegar ao edifício-sede do Supremo
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai incluir no inquérito que investiga suposta omissão de autoridades nos atos criminosos no dia 8 de janeiro as imagens feitas pela Corte que mostram a atuação de policiais militares do Distrito Federal (DF). A informação foi confirmada pela CNN com interlocutores do tribunal.
As imagens serão incluídas em inquérito que investiga atuação do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB), do ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres e do ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF Fábio Vieira. Além disso, vão ser incluídas no inquérito que apura quem são os financiadores e autores intelectuais.
Imagens reveladas nesta quarta-feira (25) mostram que os criminosos que estavam na Esplanada dos Ministérios não tiveram dificuldade de chegar ao edifício-sede do Supremo.
Os criminosos estavam na rua, na altura do Ministério da Saúde e tiveram a oportunidade de continuar pela pista, mesmo com caminhões da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF).
Os manifestantes entraram primeiro pela lateral do prédio, virada para o Congresso. Nas imagens, é possível ver um grupo que derrubou os gradis e entrou em confronto com a polícia judicial.
Os invasores portavam uma grande bandeira brasileira, que serve para evitar o gás e os tiros de borracha. Em um momento, é possível ver uma viatura da PM que chega de ré, encosta e a tropa de choque é desmobilizada, o que permite que o grupo passe.
Em outra imagem, há uma linha de policiais –metade do Supremo e metade da PM. Os agentes do Supremo emprestaram equipamentos da Corte para policiais militares. Um vigilante desce a escada para entregar os materiais.