Siglas de centro detectam polarização consolidada entre Lula e Bolsonaro em 2022
Partidos de centro encomendaram pesquisas para entender a situação das eleições de 2022 e viram que cenário entre Lula e Bolsonaro está "cristalizado"
Diante do restabelecimento dos direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), partidos de centro encomendaram pesquisas para entender a situação atual da disputa eleitoral para 2022 e viram que o cenário polarizado entre o petista e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e está “consolidado”. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.
O resultado das pesquisas, em especial as qualitativas, mostram que Lula desponta especialmente no Nordeste e mostra sinais de que sua imagem foi reabilitada no sudeste. Segundo a análise, o petista é visto como um “mal menor” por esses eleitores que voltaram a anunciar voto no ex-presidente.
Já sobre Bolsonaro, a pesquisa indica que o presidente pode “fazer o que quiser” que não vai deixar de ter apoio de pelo menos 25% do eleitorado.
Diante dos resultados, os partidos de centro viram uma terceira via “estrangulada” diante da polarização aparentemente já estabelecida.
O centro ainda trabalha com três nomes: o de Luiz Henrique Mandetta ex-ministro e crítico da gestão Bolsonaro; Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, tido como nome promissor, mas pequeno no cenário eleitoral; e Ciro Gomes (PDT), que caso saíssem pelo centro teria dificuldades em fechar alianças com partidos como o Democratas.
Publicado por Guilherme Venaglia