Sidney Rezende: Indígenas continuam sendo indígenas, com ou sem celulares
No quadro Liberdade de Opinião, jornalista falou sobre a postagem feita pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
No quadro Liberdade de Opinião desta quarta-feira (21), Sidney Rezende comentou a postagem feita pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em que ele ironizou índios que protestaram em Brasília. Na publicação, Salles divulgou três fotos de indígenas com celulares nas mãos e escreveu: “Recebemos a visita da tribo do iPhone”.
“Existem tribos indígenas que não foram ainda classificadas e não tiveram contato com os chamados ‘homens brancos’, como historicamente se diz. São tribos da região amazônica e até se preserva esse isolamento. Existem pessoas que entendem que os indígenas deveriam continuar usando tangas, por exemplo. Alguns usam por questão cultural, outros não usam mais porque vivem uma nova realidade e têm esse inter-relacionamento”, disse Rezende.
“Alguns têm carro, outros têm celulares. Eles não deixam de ser indígenas num caso ou outro desses exemplos. Continuam sendo indígenas com ou sem aparelhos celulares, uns talvez mais identificados com a nossa tecnologia, outros mais distantes, mas isso não me parece o mais relevante dessa matéria. É uma ironia que acho desnecessária por parte do ministro do Meio Ambiente, que têm inteligência e autoridade do cargo que ocupa”, completou o jornalista.
O Liberdade de Opinião tem a participação de Sidney Rezende e Alexandre Garcia. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.
As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.