Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Sergipe: votos nulos superaram desempenho do primeiro colocado ao governo

    Justiça Eleitoral atribuiu alto número ao fato de um dos concorrentes ao cargo ter a candidatura impugnada três dias antes da eleição

    Leonardo Ribbeiroda CNN , em Brasília

    O senador Rogério Carvalho (PT) vai disputar o segundo turno das eleições para o governo de Sergipe com o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). Mas um detalhe chama a atenção: o número de votos nulos.

    Foram mais de 542 mil para a disputa de governador no estado. Para se ter uma ideia, o primeiro colocado teve pouco mais de 338 mil votos. E o segundo aproximadamente 294 mil.

    A explicação para tanto voto nulo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está no fato de a candidatura do então favorito para o governo ter sido indeferida três dias antes das eleições. Ministros do TSE retiraram Valmir de Francisquinho (PL) da disputa, com base na Lei da Ficha Limpa.

    Como as urnas eletrônicas já estavam lacradas, o nome e foto do candidato permaneceram no equipamento e os eleitores puderam votar nele normalmente.

    No entanto, pela legislação eleitoral, todos os votos recebidos por Francisquinho foram considerados nulos. No cálculo para definição do vencedor, no caso a disputa foi para segundo turno, são considerados apenas os votos válidos.

    Condenação

    Francisquinho foi condenado em 2018 por abuso de poder econômico, quando era prefeito de Itabaiana, a 53 quilômetros da capital sergipana. Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), até a véspera da eleição ele tentou recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a impugnação da candidatura. Mas não conseguiu.

    Tópicos