Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Senadores preparam sub-relatórios sobre 7 temas na reta final da CPI

    Material deve ser apresentado ao senador Renan Calheiros ate o dia 12 de outubro

    Leandro Resende

    Os senadores que ficaram responsáveis pela investigação de sete núcleos determinados  pela CPI da Pandemia têm até o dia 12 de outubro para encaminhar suas análises ao relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

    Os núcleos foram criados como forma de otimizar a análise de depoimentos e documentos recebidos pela CPI da Pandemia e servirão, também, para municiar o relatório final com informações sobre temas que a CPI começou a investigar e não conseguiu avançar – caso das suspeitas sobre a gestão dos hospitais federais do Rio de Janeiro, tema levantado quando o ex-governador do Rio Wilson Witzel falou aos senadores, no dia 16 de junho.

    Apesar de os senadores terem aprovado a convocação de pessoas que seriam chamadas à comissão para falar sobre o assunto, o tema perdeu folego após Witzel recusar as condições oferecidas pelos senadores para detalhar as acusações em sessão secreta e outras pautas entrarem no foco da CPI.

    Além do núcleo sobre hospitais federais, a CPI criou outras seis frentes de apuração específicas: a venda da Covaxin, a participação de intermediários na tentativa de venda de vacinas para o Ministério da Saúde, a que se dedicou a analisar a empresa de logística VTCLog, disseminação de fake news sobre a pandemia, incentivo ao uso de medicamentos ineficazes como a cloroquina e a atitude negacionista de integrantes ou simpatizantes do governo federal.

    Todos os grupos produzirão “sub-relatórios” que poderão ser incorporados ao relatório final da CPI pelo senador Renan Calheiros.

    Calheiros pretende usar a próxima semana, que terá o feriado de Nossa Senhora Aparecida na terça-feira (12), para incluir as observações feitas pelos senadores em seu relatório final. Ao longo desta que deve ser a última semana de trabalhos com depoimentos da CPI, os parlamentares pretendem encaminhar seus relatórios e definir os últimos ajustes até sexta-feira(08). Há expectativa de que parte do material já seja remetido ao relator na segunda-feira (11).

    Tópicos