Senadores e associação planejam homenagear vítimas da Covid no Senado na quarta
Quase 700 mil pessoas morreram no Brasil em decorrência da doença
A Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico) planeja promover uma homenagem aos mortos pela pandemia em eventos no Senado na próxima quarta-feira (15). Quase 700 mil pessoas morreram no Brasil em decorrência da doença.
A intenção da associação é fazer um ato dos familiares de vítimas da Covid-19 no memorial da Casa, que fica em um dos anexos do Congresso, às 9h.
O Memorial às Vítimas da Covid no Brasil foi inaugurado em fevereiro do ano passado pelo Senado. Ele é composto por 27 peças de mármore, que representam as unidades da Federação. As peças de mármore contam com uma iluminação interna para simbolizar velas em honra das vítimas da Covid.
Após a cerimônia no memorial, deve ser exibido o documentário “Eles poderiam estar vivos”. O filme critica a condução do governo federal, sob a presidência de Jair Bolsonaro (PL), ao longo da pandemia.
De acordo com a associação, parte dos senadores, especialmente os que compuseram a cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, confirmou presença. Os parlamentares aliados a Bolsonaro não devem ser convidados.
Outras autoridades também devem ser convidadas. A Avico afirmou que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, já aceitou o convite.
Os eventos ainda não constam na agenda oficial do Senado, até a última atualização desta reportagem.