Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Senado homenageia Janja, Rosa Weber e Glória Maria no Dia da Mulher

    Diploma Bertha Lutz é entregue desde 2001 e as premiadas foram indicadas pela bancada feminina do Senado

    Giovanna Inoueda CNN , Brasília

    No Dia Internacional da Mulher, o Senado homenageou sete mulheres que se destacaram na proteção e na defesa dos direitos e questões de gênero das brasileiras com a entrega do diploma Bertha Lutz. A honraria é entregue desde 2001 e as premiadas foram indicadas pela bancada feminina do Senado.

    As homenageadas de 2023 são: a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja; a ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber; a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; a cientista política Ilza Szabó de Carvalho; e a coordenadora da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, Nilza Valéria Zacarias.

    Além delas, duas mulheres receberam homenagens in memoriam: a indígena potiguara Clara Filipa Camarão e a jornalista Glória Maria.

    A premiação foi entregue pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. Na ocasião, Rosa Weber afirmou que “reafirmar os direitos das mulheres, a igualdade de tratamento e de acesso aos espaços decisórios públicos, como forma de luta contra a discriminação de gênero não se trata de projeto realizado, mas sim de projeto em permanente construção”.

    Janja citou a presença feminina no primeiro escalão de um governo federal, com o maior número verificado até hoje, e afirmou que é “um avanço a ser comemorado, mas certamente não é a nossa linha de chegada”.

    Tópicos