Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Seis meses de guerra, mudanças em teste das urnas e mais de 24 de agosto

    Ucrânia celebra nesta quarta (24) sua independência, no mesmo dia em que completa seis meses de luta para preservá-la

    Pessoas visitam tanques russos destruídos por forças ucranianas, em Kiev
    Pessoas visitam tanques russos destruídos por forças ucranianas, em Kiev 21/08/2022REUTERS / Valentyn Ogirenko

    CNN Brasil

    O aniversário de seis meses de guerra na Ucrânia no mesmo dia em que o país celebra a data de sua independência, e a sinalização de que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve acatar mudanças no chamado teste de integridade das urnas eletrônicas propostas pelos militares estão entre os destaques desta quarta-feira (24).

    Ucrânia celebra independência nos 6 meses de guerra, sem domínio de Putin

    A Ucrânia celebra hoje sua independência, no mesmo dia em que completa seis meses de luta para preservá-la. Apesar de o país estar semidestruído, e de milhares de mortos, a maioria civis, há motivo para comemorar: Vladimir Putin não alcançou seu intento de dominar o país, as forças ucranianas estão com a iniciativa e a expectativa de receber mais armas.

    Os Estados Unidos devem anunciar hoje um pacote de US$ 3 bilhões de ajuda militar à Ucrânia, o maior desde o início do conflito, segundo a agência Reuters. Teme-se, ao mesmo tempo, que a Rússia lance bombardeios mais intensos, para lembrar que não reconhece a independência da Ucrânia, e para vingar o atentado contra a jornalista Darya Dugina, filha do ideólogo ultranacionalista Alexander Dugin, ocorrido sábado (20) nos arredores de Moscou.

    O conflito está na sua terceira fase. Na primeira, as forças russas tentaram tomar ao menos dois terços do território. Apesar dos bombardeios que destruíram cidades ou parte delas, os soldados russos foram repelidos no centro, oeste e norte da Ucrânia.

    O esforço de guerra russo passou a se concentrar no leste do país, na tentativa de dominar todo o Donbas. A região é formada por duas províncias. Luhansk foi praticamente toda tomada pelos russos. Depois de ocupar cerca de metade de Donetsk, a parte sul da região, os russos não conseguiram avançar mais.

    Moraes sinaliza a militares acatar mudanças em teste de integridade das urnas

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, debateram nesta terça-feira (23) a possibilidade de a Justiça Eleitoral acatar as sugestões dos militares referentes a mudanças no chamado teste de integridade das urnas eletrônicas, de acordo com fontes militares.

    O objetivo é testar se a urna processa corretamente o voto, comparando a soma dos votos na cédula com o boletim de urna. Os militares defendem que a urna seja testada na própria seção eleitoral (hoje ela é levada aos TREs) e um eleitor use a biometria para liberar a urna eletrônica (hoje um servidor da Justiça Eleitoral libera a urna para digitação).

    Outras duas sugestões que os militares vinham defendendo — o teste público de segurança e a ampliação de observadores — foram descartadas pelos próprios, segundo fontes ligadas ao ministro da Defesa. A avaliação dos militares é de que o próprio TSE já cuidou de avançar com elas.

    Dia dos candidatos: Lula grava propaganda e Bolsonaro encontra pastores

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato do PT à Presidência, usará esta quarta-feira (24) para gravar materiais de campanha para propaganda e para o horário eleitoral gratuito, que começa a ser veiculado na sexta-feira (26).

    Jair Bolsonaro (PL) viaja para Minas Gerais, onde participa, à tarde, de um encontro com pastores e políticos na cidade de Betim, na Grande Belo Horizonte. Em seguida, na capital mineira, ele deve participar de uma motociata e, no final da tarde, de um comício na Praça da Liberdade.

    Ciro defende plebiscito, taxar grandes fortunas e recusa reeleição no JN

    O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou nesta terça-feira (23) que pretende taxar grandes fortunas para custear “a sobrevivência digna” dos mais pobres. Em entrevista ao Jornal Nacional, o pedetista detalhou sua proposta para instaurar um programa de renda mínima no Brasil, a partir de uma reforma da previdência.

    “Vou pegar o BPC, Benefício Prestação Continuado, a aposentadoria rural, o seguro desemprego, e pegar todos os programas de transferência, especialmente o novo Bolsa Família que é o Auxílio Brasil, e transformar num direito previdenciário constitucional, ou seja, ninguém mais vai depender de político A, político B.”

    O pedetista afirmou que pretende transformar a eleição deste ano em um “plebiscito programático” para discutir o país. A ideia, segundo ele, é governar por meio de plebiscitos e mudar a relação do presidente com o Congresso.

    Coração de Dom Pedro I é escoltado por “Dragões” e tem show da esquadrilha

    O coração de Dom Pedro I andou de Rolls-Royce presidencial, foi escoltado pelos Dragões da Independência, subiu a rampa do Palácio do Planalto e contou com um show da Esquadrilha da Fumaça ao ser recebido com honrarias de chefe de Estado em solenidades nesta terça-feira (23), em Brasília.

    O órgão embalsamado desde a morte de Dom Pedro I, em 1834, responsável por declarar a independência do Brasil, chegou ao Planalto por volta das 17h. Subiu a rampa do palácio dentro de uma urna dourada carregada pelo chefe de polícia do Porto para ser recebido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.