Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Segurança de Lula é visto com submetralhadora em manifestação em Campinas

    Repercute nas redes sociais agente portando armamento; lei garante a ex-presidentes da República direito a “segurança e apoio pessoal”

    Fábio Munhozda CNN , Em São Paulo

    Um segurança da equipe do ex-presidente e pré-candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi visto armado enquanto fazia a escolta do petista. A arma é uma submetralhadora HK MP5, de fabricação alemã, segundo fontes ouvidas pela CNN.

    A situação ocorreu na última quinta-feira (5) em Campinas, no interior de São Paulo, onde o ex-presidente cumpria agenda da pré-campanha. O vídeo do agente portando a arma repercutiu nas redes sociais nesta quinta.

    A cena foi gravada por manifestantes que organizaram um protesto contra Lula. Os seguranças faziam a inspeção para a passagem do carro da comitiva do ex-presidente, que deixava um condomínio. Um homem de camisa azul segurava uma submetralhadora.

    A assessoria de Lula confirmou que o agente fazia a segurança do ex-presidente e que a equipe é cedida pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), lembrando que isso é uma prerrogativa de todos os ex-presidentes da República.

    A CNN procurou o GSI em Brasília, mas ainda não houve retorno.

    Sancionada em 1986, a lei 7.474 determina que, ao término dos mandatos, os ex-presidentes têm direito a utilizar “os serviços de quatro servidores, para segurança e apoio pessoal, bem como a dois veículos oficiais com motoristas, custeadas as despesas com dotações próprias da Presidência da República”.

    A lei determina ainda que o Ministério da Justiça “responsabilizar-se-á pela segurança dos candidatos à Presidência da República, a partir da homologação em convenção partidária”. Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano, as convenções partidárias que irão definir oficialmente as candidaturas serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.

    Manifestantes

    Ao sair do local em Campinas, o carro em que Lula estava foi surpreendido por um grupo de militantes bolsonaristas, que vestiam camisetas amarelas e gritavam palavras de ordem contra o petista. Os seguranças dispersaram os opositores e liberaram a passagem do automóvel.

    Ainda por meio de nota, a assessoria de imprensa do ex-presidente disse que “não houve nenhum confronto físico, dano, ou mesmo cerco” ao veículo.

    Afirmou também que “o ex-presidente cumpriu toda a sua agenda em Campinas, que terminou com um ato com milhares de pessoas na Unicamp”.

    Debate

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos