Segundo turno terá teste de integridade em urnas com biometria novamente
Tribunais Regionais Eleitorais de todo país realizam neste sábado (29) o sorteio das urnas que vão passar pelo teste
Os Tribunais Regionais Eleitorais de todo país realizam neste sábado (29) o sorteio das urnas que vão passar pelo Teste de Integridade. Nesta eleição, a prática tem duas novidades: o aumento no número de equipamentos de 100 para 641 e a verificação do sistema de biometria.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o projeto-piloto do teste com biometria teve 100% de aprovação nas 58 seções onde ocorreu, no dia 02 de outubro. A auditoria contou com a participação de 2.044 eleitores voluntários.
No segundo turno, deve ocorrer da mesma forma que no primeiro: um servidor da Justiça Eleitoral convida eleitores para participar do teste, depois de votarem. Se aceitar o convite, o cidadão é encaminhado a uma sala, no mesmo local de votação, onde apenas posiciona o dedo no leitor biométrico para identificação.
O tradicional Teste de Integridade têm objetivo de testar a segurança da captação e contabilização do voto pela urna eletrônica. Ele ocorre no mesmo dia e horário do pleito oficial, desde 2002.
“Como não poderia deixar de acontecer, todos os votos dados na urna conferiram com os votos em papel. O Teste é filmado integralmente para comparar os votos dados em papel, que são preenchidos anteriormente por estudantes e partidos políticos, e digitados, no momento da realização do teste, por servidores da Justiça Eleitoral”, explicou o presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
Os relatórios conclusivos sobre a fiscalização do primeiro e segundo turno serão publicados no Portal da Corte Eleitoral até 29 de novembro de 2022.