Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Secretários do Rio relatam apreensão após afastamento de Witzel

    Com a saída determinada pelo STJ e a inclusão de outros setores do estado nas investigações, o temor dos secretários é que Castro opte por mexer imediatamente

    O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, em entrevista exclusiva à CNN Brasil
    O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, em entrevista exclusiva à CNN Brasil Foto: Reprodução/CNN Brasil

    Leandro Resendeda CNN

    Secretários do governo do Rio de Janeiro, ouvidos pela CNN, relataram clima de apreensão e incerteza após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de afastar o governador Wilson Witzel do cargo.

    Cláudio Castro, vice-governador do estado, que deve assumir o cargo, receberá secretários na sede do governo já na tarde desta sexta-feira (28) para começar a traçar estratégias para o governo pelo menos até o dia 2 de setembro, data em que o Órgão Especial do STJ julgará o mérito da decisão de afastar o governador do cargo. 

    Neste momento, a ideia, segundo os secretários ouvidos pela CNN, é “esperar a poeira baixar”. Mas a troca de cargos no primeiro escalão é vista como natural caso o STJ confirme o afastamento de Witzel por 180 dias. “Será necessário fazer um novo rearranjo político no RJ”, afirmou um secretário.

    A incerteza mora no fato de que Cláudio Castro havia garantido, há algumas semanas, que caso Witzel fosse afastado por um processo de impeachment, manteria todos os secretários em seus postos. 

    Com a saída determinada pelo STJ e a inclusão de outros setores do estado nas investigações, o temor dos secretários é que Castro opte por mexer imediatamente nos cargos. Ao mesmo tempo, secretários também entendem que o momento é de “destravar”as ações do governo.

    Desde maio, segundo interlocutores, ações importantes para o estado foram paralisadas ou suspensas por receio de que Witzel fosse afastado do cargo.

    Com a decisão do STJ e a iminente palavra final do tribunal, na semana que vem, o clima é de alívio por um possível distencionamento do clima tenso que se instaurou no governo desde a operação Placebo, a primeira que mirou Witzel e a primeira-dama, Helena.