Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Rondônia: veja quem são os candidatos ao governo do estado e ao Senado

    Concorrentes buscarão ocupar o Palácio Rio Madeira pelos próximos quatro anos; candidatos também tentarão vaga no Senado

    Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, sede do governo de Rondônia
    Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, sede do governo de Rondônia Daiane Mendonça/Governo de Rondônia

    Artur Nicocelida CNN*

    Em São Paulo

    Os eleitores de Rondônia irão às urnas em outubro com a possibilidade de decidir se o atual governador deve continuar no cargo ou ser substituído. No Senado, estará em disputa a vaga de Acir Gurgacz (PDT), cujo mandato termina em 2023.

    Veja abaixo os  candidatos ao governo estadual e ao Senado por Rondônia.

    Os candidatos ao governo estadual

    Coronel Marcos Rocha (União Brasil)

    O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), tenta a reeleição nas eleições de outubro. Em 2018, o ex-chefe do centro de inteligência da Polícia Militar do estado venceu com 66,34% dos votos válidos no segundo turno. Sua eleição ocorreu na esteira da onda bolsonarista que impulsionou candidaturas de nomes ligados à área da segurança pública em todo o país.

    Léo Moraes (Podemos)

    Ele se filiou ao Podemos em 2019, quando assumiu o cargo de deputado federal por Rondônia. Moraes é formado em direito pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Em 2012, quando ainda estava no PTB, assumiu o primeiro mandato na Câmara Municipal de Porto Velho, tendo sido eleito com 2.300 votos.

    Marcos Rogério (PL)

    Ainda no campo bolsonarista, o senador Marcos Rogério (PL) é candidato ao governo de Rondônia. Ele se destacou durante a CPI da Covid pela defesa das ações do governo federal e do presidente Jair Bolsonaro, também do PL.

    Daniel Pereira (Solidariedade)

    Daniel Pereira é advogado, servidor público, sindicalista e político. Foi vice-governador na gestão de Confúcio Moura (2015-2018) e assumiu o governo nos últimos oito meses do mandato.

    Pimenta de Rondônia (PSOL)

    Já o PSOL tem como candidato Pimenta de Rondônia, que foi candidato a prefeito de Porto Velho em 2020. Ele é comerciante há mais de 26 anos e concorreu, em 2018, também ao cargo de governador, mas teve apenas 4,83% dos votos válidos.

    Comendador Val Queiroz (Agir)

    O Agir lança a candidatura do empresário Valclei Queiroz. Desde 2012 ele concorre em eleições pelo estado e pela capital, Porto Velho, mas até agora não foi eleito em nenhuma.

    Os candidatos ao Senado

    Acir Gurgacz (PDT)

    Em seu último ano de mandato, Acir Gurgacz (PDT) tenta a reeleição. Ele já foi prefeito de Ji-Paraná e está na segunda legislatura como senador.

    Mariana Carvalho (Republicanos)

    Já o Republicanos tem como candidata ao Senado a médica, bacharel em direito e deputada federal por Rondônia Mariana Carvalho. Em 2008, foi eleita vereadora de Porto Velho, e, em 2012, concorreu à prefeitura.

    Jaqueline Cassol (PP)

    O partido Progressistas indica Jaqueline Cassol para o Senado. Atualmente, ela é deputada federal e presidente estadual do PP em Rondônia. Jaqueline é advogada com pós-graduação em direito público e penal.

    Expedito Junior (PSD)

    Ex-senador, Expedito Junior concorreu por três vezes ao governo de Rondônia, sem sucesso, antes de disputar o pleito ao Senado nesse ano.

    Jaime Bagatolli (PL)

    Empresário, concorre ao Senado pela segunda eleição consecutiva.

    Josinelio Muniz (PMB)

    O Partido da Mulher Brasileira (PMB) terá apenas candidato ao Senado: Josinelio Muniz. Ele é formado em direito e pós-graduado em docência superior. Na eleição passada, concorreu como vice-prefeito de Porto Velho.

    Dra Rosangela Lázaro (Agir)

    A candidata do Agir é a advogada Rosangela Lázaro. Ela nunca disputou nenhuma eleição até o momento.

    Confira abaixo os senadores cujos mandatos terminam em 2023. As vagas deles no Senado estarão em jogo nas eleições deste ano

    O primeiro turno da eleição de 2022 está marcado para acontecer no primeiro domingo de outubro, dia 2. Caso seja necessário, o segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto pela TV e por nossas plataformas digitais.

    *Com informações de Gabriela Ghiraldelli, Salma Freua Leonardo Rodrigues, da CNN