Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Acre: veja quem são os candidatos ao governo do estado e ao Senado

    Concorrentes buscarão ocupar o Palácio Rio Branco pelos próximos quatro anos; candidatos também tentarão vaga no Senado

    Palácio Rio Branco, sede do governo do Acre
    Palácio Rio Branco, sede do governo do Acre Governo do Acre

    Gabriel Fernedada CNN

    Em São Paulo

    O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), anunciou que tentará a reeleição e enfrenta nas urnas o ex-governador Jorge Viana (PT), que no final dos anos 1990 inaugurou um período de hegemonia petista no estado. Desde a eleição de Viana como governador, em 1998, o PT ficou no poder por quase 20 anos. A legenda só foi desalojada em 2018, justamente com a vitória do atual governador.

     

    Os candidatos ao governo estadual

    Gladson Cameli (PP)

    Engenheiro civil formado pelo Ulbra (Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus). Sobrinho do ex-governador Orleir Cameli (1995-1998), ele ingressou na carreira pública em 2007, quando se elegeu deputado federal, ocupando o cargo por dois mandatos consecutivos, até 2015.

    Também ocupou o cargo de senador, onde permaneceu por mais quatro anos, entre 2015 e 2018. Nas últimas eleições gerais, foi eleito governador ainda em primeiro turno, com 53,71% dos votos válidos.

    Jorge Viana (PT)

    Agora, o PT pode apostar na volta de Jorge Viana. Engenheiro florestal, ele é natural de Rio Branco e ingressou na carreira política como prefeito da capital do estado, em 1993. Entre 1999 e 2007, foi governador do Acre e, entre 2011 e 2019, senador. Em 2018, não conseguiu se reeleger para o Senado, e terminou a eleição na terceira posição, com 14,74% dos votos válidos.

    Sérgio Petecão (PSD)

    Já o senador Sérgio Petecão (PSD), que tem mandato até 2027, confirmou a intenção de concorrer à chefia do Executivo. Empresário e técnico em contabilidade, foi deputado estadual de 1995 a 2007, tendo sido presidente da Assembleia Legislativa do Acre de 1999 até 2007. Teve também um mandato como deputado federal (2007 a 2011) antes de se tornar senador pela primeira vez, em 2011. Atualmente, cumpre seu segundo mandato, tendo obtido 30,71% dos votos válidos em 2018.

    David Hall (Agir)

    David Hall (Agir), que também concorreu em 2018, ainda pelo Avante, é candidato. Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Acre, ele trabalha como professor. Nas últimas eleições, não chegou a receber 1% dos votos válidos.

    Mara Rocha (MDB)

    A deputada federal Mara Rocha (MDB) foi anunciada como candidata do partido no estado. Ela deixou o PSDB e se filiou recentemente ao MDB, junto com o irmão, o vice-governador Major Rocha (MDB). Mara, empresária e jornalista, foi a deputada federal mais votada no Acre em 2018 e está em seu primeiro mandato na Câmara.

    Marcio Bittar (União Brasil)

    Atual senador pelo Acre, com o mandato se encerrando em 2027, Marcio Bittar se candidatou pelo União Brasil e tem no seu currículo político também um mandato de Deputado Federal, em 2010.

    Professor Nilson (PSOL)

    Estreante em eleições, Nilson Euclides da Silva é candidato pelo PSOL e atua como professor universitário.

    Os candidatos ao Senado

    Alan Rick (União Brasil)

    Ele está no segundo mandato como deputado federal e se colocou como candidato ao Senado. Nasceu na capital Rio Branco, é jornalista de profissão e administrador de empresas. No Congresso, é apoiador do governo Bolsonaro.

    Marcia Bittar (PL)

    O partido do presidente Jair Bolsonaro anunciou que Marcia Bittar (PL), mulher do senador Marcio Bittar (União Brasil), é a candidata da sigla ao Senado.

    Dimas Sandas (Agir)

    O jornalista Dimas Sandas (Agir) também anunciou sua candidatura ao Senado, na chapa de David Hall.

    Beyruth (PSDB)

    Carlos Augusto Beyruth é médico, tem 70 anos, e concorre pela primeira vez ao Senado.

    Dra. Vanda Milani (Pros)

    Candidata pelo Pros, Vanda Milani está em fim de mandato como deputada federal.

    Dr. Jenilson Leite (PSB)

    Candidato pelo PSB, Jenilson de Oliveira atualmente é deputado estadual por dois mandatos.

    Nazareth Araujo (PT)

    O PT lançou como candidata ao Senado a advogada Nazareth Araujo. Ela já foi vice-governadora do Acre em 2014 na chapa de Tião Viana.

    Ney Amorim (Pode)

    Joziney Amorim é empresário e tem como experiência dois mandatos de deputado estadual entre 2011 e 2018.

    Sanderson Moura (PSOL)

    Advogado de 44 anos, Sanderson é o candidato socialista ao Senado do Acre e faz a sua estreia em eleições.

    Confira abaixo os senadores cujos mandatos terminam em 2023. As vagas deles no Senado estarão em jogo nas eleições deste ano

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto pela TV e por nossas plataformas digitais.

    *Com informações de Salma Freua, Gabriela Ghiraldelli e Leonardo Rodrigues, da CNN, em São Paulo