Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Saiba quem é Romeu Zema, governador reeleito de Minas Gerais

    Único governador do partido Novo ganhou projeção como empresário e foi eleito pela primeira vez em “onda antipolítica”

    Felipe Pereiracolaboração para a CNN

    O governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, foi reeleito ao cargo neste domingo (2). Natural de Araxá, no Triângulo, ele nasceu em 1964 e ganhou projeção no cenário estadual como empresário do varejo e foi eleito ao seu primeiro cargo político em 2018, em uma “onda antipolítica”.

    Em 2018, venceu os ex-governadores Fernando Pimentel (PT) e Antonio Anastasia (PSDB) mesmo sem nunca ter ao menos concorrido a algum cargo político.

    Primeiro colocado na votação no início de outubro em 2018, disputou o segundo turno contra Anastasia e venceu com 71,8% dos votos válidos.

    Sua administração foi marcada por uma tentativa de ajuste nas contas públicas do estado, que enfrentava uma crise com o atraso e parcelamento de salários do funcionalismo público – o que desgastou a imagem do ex-governador Pimentel, fazendo com que o petista não chegasse ao segundo turno na tentativa de se reeleger.

    Neste ano, o atual governador diz estar mais experiente em relação a sua primeira eleição. “Não sou mais o candidato inexperiente que eu era em 2018, quando disputei a primeira eleição. Hoje, o partido Novo está mais amadurecido e eu, como candidato já experiente, mais ainda”, disse à CNN em setembro.

    Para 2022, Zema formou uma chapa “puro sangue” do Novo com o ex-vereador de Belo Horizonte Mateus Simões, que foi secretário-geral da gestão estadual. Enquanto isso, o atual vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (PSDB), se afastou de Zema, mudou de chapa e saiu como vice de Marcus Pestana (PSDB) para o pleito estadual de 2022.

    Herdeiro de um dos maiores grupos empresariais de Minas Gerais, Romeu Zema é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

    Ele é bisneto do empresário Domingos Zema, que fundou em 1929 a primeira empresa do que seria no futuro o Grupo Zema, e assumiu a administração das empresas em 1991.

    O grupo, que tem empresas nos ramos de eletrodomésticos, distribuidoras de combustíveis, concessionárias de veículos e financeiras, chegou a 800 estabelecimentos em dez Estados brasileiros, atuando em cidades com mais de 50 mil habitantes.

    O político é divorciado de Ivana Scarpellini e pai de dois filhos, Catharina e Domenico.

    Tópicos