Saiba quem é Renato Casagrande, reeleito governador do Espírito Santo
Atual governador, que comandou o estado em 2010 e voltou ao cargo em 2018, foi reeleito neste domingo (30)
O governador do Espírito Santo, José Renato Casagrande (PSB), foi reeleito ao cargo neste domingo (30). O pessedista derrotou Carlos Manato (PL). No primeiro turno, Casagrande recebeu 46,94% dos votos válidos contra 38,48% de Carlos Manato (PL).
O atual governador cumprirá seu terceiro mandato à frente do Espírito Santo. Ele comandou o estado entre 2011 e 2014 e assumiu em 2019 para governar até o fim deste ano.
Casagrande foi eleito pela primeira vez em 2010, no primeiro turno, com 82,3% dos votos, equivalente a 1.502.070 votos. Essa foi a maior votação de um governador na história política do Espírito Santo e o segundo maior percentual de votos do país entre os governadores eleitos e reeleitos em 2010.
Em 2018, o pessedista venceu novamente, mais uma vez no primeiro turno, com 55,49% dos votos válidos.
Nascido no município de Castelo, localizado no sul do Espírito Santo, no dia 03 de dezembro de 1960, José Renato Casagrande é casado e tem dois filhos. É formado em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa, e em Direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
Além de governador, Casagrande foi senador, deputado federal, deputado estadual e vice-governador. Também já atuou como secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Desenvolvimento Rural do município de Castelo e secretário municipal de Meio Ambiente da Serra.
Casagrande foi líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao qual é filiado desde 1987, enquanto esteve no Senado. Atualmente, é secretário-geral da Executiva Nacional do partido e também já presidiu a Fundação João Mangabeira no período de 2015 a 2018.
O governador reeleito foi idealizador da reformulação do Código do Processo Penal em seu período no Congresso Nacional. Casagrande também criou a Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas e foi presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor.
Seu é o ex-senador Ricardo de Rezende Ferraço (PSDB), que chegou a se candidatar a governador em 2014, mas desistiu e passou a apoiar a candidatura de Casagrande, lançando-se para a disputa ao Senado. Além de senador, Ferraço foi vereador, deputado federal, deputado estadual e, agora, vice-governador.
Nas eleições presidenciais deste ano, Casagrande declarou publicamente seu apoio ao ex-presidente Lula (PT).
Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Casagrande declarou ter R$ 2.031.420,09 em bens.