Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Saiba quem é Jerônimo Rodrigues, eleito governador da Bahia

    Candidato do PT derrotou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto no segundo turno da disputa

    Da CNN

    Jerônimo Rodrigues Souza (PT) foi eleito governador da Bahia neste domingo (30), após derrotar ACM Neto (União Brasil) no segundo turno. Com 96,31% das urnas apuradas, o petista se elegeu com 52,54% dos votos, enquanto ACM teve 47,46%.

    O governador eleito é natural de Aiquara, cidade do interior baiano, localizada a 400 quilômetros de Salvador. Ele nasceu em 3 de abril de 1965, se identifica como indígena e é cristão e católico. Rodrigues tem três irmãos e cinco irmãs.

    É professor universitário e engenheiro agrônomo, formado e pós-graduado na Universidade Federal da Bahia e autor de livros. 

    Jerônimo está no PT desde 1990, mas esta é a primeira vez em que disputa uma eleição.

    Ele começou os estudos aos nove anos de idade no município de Jequié (BA), tendo realizado toda a graduação em escola pública.

    Ingressou no curso de engenharia agrônoma da Universidade Federal da Bahia em 1987, no campus de Cruz da Almas (BA). Nesta cidade, conheceu Tatiana Velloso, engenheira agrônoma e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com quem se casou e teve o único filho, João Gabriel.

    Durante a vida universitária, entrou no movimento estudantil.

    Quando iniciou o mestrado em agronomia, também na UFBA, retornou a Aiquara e se tornou professor do Colégio Municipal Américo Souto e secretário municipal de Agricultura, na gestão do prefeito Moacyr Viana. 

    Ainda durante o mestrado, assumiu o cargo de professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mais tarde, tornou- se vice-diretor do DCIS.

    Atuação no governo

    Em 2007, Jerônimo Rodrigues tornou-se assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, durante o governo de Jaques Wagner (PT). Em 2010, ainda na gestão de Wagner, passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento do estado.

    Em 2011, tornou-se secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional do Desenvolvimento Territorial e assessor especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário.

    Durante o governo de Rui Costa (PT) na Bahia, trabalhou na implantação da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

    Nas eleições de 2018, foi coordenador da campanha de reeleição de Costa. Na nova gestão, Jerônimo foi responsável pela Secretaria da Educação. Durante a pandemia, criou o Bolsa-Presença e o programa de ajuda financeira Mais Futuro, para incentivar jovens a permanecer nas universidades.

    Em 2022, Jerônimo foi escolhido por unanimidade pelo PT para ser candidato ao governo do estado.

    (Publicado por Carolina Farias)