Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba o que está escrito no diploma entregue a Lula e que certifica eleição

    Diplomação confirma que presidente e vice-presidente eleitos estão aptos para os cargos; cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (12) no TSE

    Tiago Tortellada CNN , em São Paulo

    O presidente e o vice-presidente eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), respectivamente, foram diplomados nesta segunda-feira (12) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

    O rito marca o encerramento do processo eleitoral e certifica que os políticos estão aptos para exercerem os cargos. A cerimônia antecede a posse, e esse tipo de documento é expedido pelo TSE desde 1946.

    Durante o evento, Lula discursou, afirmando que irá “recuperar a democracia no Brasil”. O petista se emocionou durante sua fala, relembrando também vigília em Curitiba durante o período em que esteve preso. Leia a íntegra através deste link.

    O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, também falou ao público, dizendo que “os que atacaram a democracia, garanto, serão integralmente responsabilizados”.

    Ele também ressaltou que o rito é o reconhecimento da lisura das eleições e das urnas eletrônicas.

    Saiba o que está escrito no diploma de Lula

    Os primeiros “diplomas”, como são nomeados os documentos que são entregues aos políticos e que certificam que foram eleitos e estão aptos para exercerem os cargos, não tinham muitos detalhes estéticos.

    O design mais elaborado foi incorporado a partir de 1990. Desde 1994, a confecção dos “diplomas” é responsabilidade da Casa da Moeda. Além disso, há elementos de segurança presentes, desde marca d’água até impressão no mesmo papel usado nas cédulas de dinheiro.

    No diploma de Lula há as inscrições “República Federativa do Brasil” e “Tribunal Superior Eleitoral” no topo, na parte central (veja na foto abaixo).

    Abaixo, está escrito:

    “Pela vontade do povo brasileiro, expressa nas urnas em 30 de outubro de 2022, o candidato pela Coligação Brasil da Esperança, formada por FE Brasil (PT/PCDOB/PV)/SOLIDARIEDADE/Federação PSOL REDE (PSOL/REDE)/PSB/AGIR/AVANTE/PROS, Luiz Inácio da Silva foi eleito Presidente da República Federativa do Brasil.

    Em testemunho desse fato, a Justiça Eleitoral expediu-lhe este diploma, que o habilita à investidura no cargo perante o Congresso Nacional em 1° de janeiro de 2023, nos termos da Constituição Federal.

    Brasília, 12 de dezembro de 2022.

    201° da Independência e 134° da República”

    Ao final, o documento traz a assinatura de Alexandre de Moraes, presidente do TSE. Há também um código de autenticidade no canto inferior direito.

    Nos cantos superiores esquerdo e direito há o Brasão da República e um selo da República Federativa, respectivamente.

    É possível visualizar os diplomas anteriores no site da Justiça Eleitoral, buscando a palavra “diploma” através deste link.

    Diploma de Luiz Inácio Lula da Silva de 2022 / WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

    Tópicos