Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Sabatina de Lula no JN pesou para ida de Bolsonaro a debate, dizem aliados

    Pessoas próximas ao presidente avaliam que o petista deve bom desempenho em entrevista e que precisa ser confrontado

    Thais Arbex

    A indicação do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que deve comparecer no domingo (28) ao debate da TV Bandeirantes, organizado em pool com a TV Cultura, Folha de S.Paulo e UOL, tem como pano de fundo a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no “Jornal Nacional”, segundo disseram aliados do mandatário do Palácio do Planalto à CNN.

    De acordo com relatos dessas pessoas próximas a Bolsonaro, a avaliação do QG da campanha à reeleição foi a de que Lula teve um bom desempenho na sabatina na Globo e que o presidente não pode deixar o petista seguir “jogando parado”.

    Integrantes do time de Bolsonaro defendem que, diante desse cenário, “alguém precisa confrontar Lula” e o único que pode fazer isso é Bolsonaro, já que “o perfil dele é de enfrentamento”. Segundo aliados, o eleitor do presidente espera que ele enfrente Lula e, por isso, o entendimento da campanha é pela presença no debate de domingo.

    Esses aliados dizem, porém, que apesar de ter falado que vai estar no debate, Bolsonaro só deve bater o martelo no próprio domingo. Segundo disseram à CNN, o presidente deve esperar a exibição das primeiras propagandas eleitorais para definir, de fato, sua participação.

    “Devo estar [no debate] no domingo. Num momento achei que não deveria ir, mas agora acho que devo ir. Mas vou ser fuzilado. Sou um alvo compensador. Mas acho que as perguntas eu já preparei como fazer. As respostas vão ser simples, não devo nada”, disse Bolsonaro nesta sexta (26) em entrevista ao programa Pânico.

    Com a ida de Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deverá participar. Segundo aliados disseram à CNN, o petista está condicionando sua participação à presença do atual presidente.

    A avaliação é a de que, sem Bolsonaro, Lula pode acabar sendo o único alvo de todos os participantes –o que, nesse cenário, só traria prejuízos ao petista.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos