Rubens Barbosa: Reunião com diplomatas não terá efeito positivo na campanha de Bolsonaro
Especialista CNN diz que não há evidência de interferência externa que abale a soberania brasileira
O Especialista CNN em relações internacionais Rubens Barbosa comentou, nesta terça-feira (19), os impactos internacionais da reunião entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e embaixadores, na qual o chefe do Executivo voltou a criticar as urnas eletrônicas e questionar o sistema eleitoral brasileiro.
Para Barbosa, o encontro não terá efeitos positivos no exterior que possam ajudar a campanha de Bolsonaro. O Especialista CNN também destacou o ineditismo da ação do presidente de convocar diplomatas de governos acreditados para criticar as instituições do país.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, convidou, para atuarem como observadores das eleições de outubro, todos os organismos e centros especializados internacionais relevantes: a Organização dos Estados Americanos (OEA); o Parlamento do Mercosul; a Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore); o Centro Carter; a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES); e a Rede Mundial de Justiça Eleitoral. Jair Bolsonaro ironizou o convite e classificou a notícia como “completamente inócua”.
“É de praxe, todos os países convocam observadores. Não houve nenhuma interferência externa que abalasse a soberania brasileira. O Brasil já participou de muitos eventos como observador internacional de eleições em outros países”, afirmou o Especialista CNN.
Veja mais no vídeo acima.