Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RS: Pimenta discute autorização para voos comerciais no aeroporto de Torres

    Possibilidade é alternativa para que o estado receba mais voos enquanto Aeroporto Salgado Filho está alagado

    03/05/2024 – O ministro Paulo Pimenta
    03/05/2024 – O ministro Paulo Pimenta Valter Campanato/ Agência Brasil

    Rebeca Borgesda CNN

    Brasília

    O ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, avalia a possibilidade de abertura do aeroporto de Torres, no litoral gaúcho, para voos comerciais.

    Pimenta participou de agenda no município com autoridades locais na manhã deste sábado (1º).

    A eventual autorização de voos comerciais em Torres é uma das alternativas para viabilizar mais operações no estado, já que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ainda não foi reaberto após a inundação causada pelas fortes chuvas na região.

    O aeroporto de Torres fica no litoral norte do Rio Grande do Sul. Atualmente, o espaço não opera voos comerciais, apenas voos da aviação geral.

    Além de Paulo Pimenta, participaram da reunião o vice-governador do estado, Gabriel Souza, e os prefeitos de Torres e Maquiné, Carlos Souza e João Marcos Bassani, respectivamente. O encontro também contou com a presença de empresários.

    Em entrevista após a reunião, Pimenta afirmou que existem “muitos argumentos positivos para justificar a necessidade de um aeroporto regional”. O ministro acredita que a autorização para voos comerciais poderá ser positiva para o turismo na região.

    “Você tem muitos argumentos positivos para justificar a necessidade de um aeroporto regional, que possa não só ser uma alternativa para o turismo da região, mas como uma rota alternativa a Porto Alegre, a possibilidade de acesso pela Rota do Sol. Esse potencial turístico que a região tem cada vez se consolida mais”, afirmou.

    O ministro também afirmou que o Rio Grande do Sul se tornou “refém de Porto Alegre”. Ele acredita que o estado precisa “construir alternativas para o futuro”.

    “O momento de crise é um momento para a gente construir alternativas para o futuro. O RS se deu conta de que é refém hoje de Porto Alegre. A rodoviária não está funcionando, o aeroporto não está funcionando e a logística do estado ficou totalmente comprometida”, disse.

    Visita a Porto Alegre

    Durante a reunião, o ministro Pimenta afirmou que fará uma visita ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na segunda-feira (3).

    “Vocês estão em uma fase importante dessa mobilização. Segunda-feira às 11h da manhã vou fazer uma inspeção junto com a Anac, junto com o ministério, no Aeroporto Salgado Filho junto com o governo do estado”, disse.

    A visita a Porto Alegre também contará com a presença de representantes da Fraport Brasil, operadora do Salgado Filho.

    Além disso, segundo Pimenta, entre terça (4) e quarta-feira (5), o secretário de Planejamento do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, chegará ao estado para fazer parte da equipe do governo e debater as questões sobre turismo e aeroportos.

    “Esse momento é muito delicado, muito difícil, mas também é um momento que vai nos fazer repensar as coisas”, afirmou Pimenta.

    Sem previsão de reabertura

    O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, na última quarta-feira (29), que o governo ainda não tem previsão para que o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, volte a operar normalmente. Rui Costa liderou uma comitiva de ministros do governo ao Rio Grande do Sul.

    “O ministro Silvio [Costa Filho, de Portos e Aeroportos] nos acompanhou, chegou aqui conosco. Ele foi fazer uma visita, eu não caracterizaria de vistoria. Ainda tem bastante água lá, a maior parte da pista você já enxerga, mas tem muita água nas laterais” afirmou Rui Costa.

    O principal aeroporto da capital gaúcha está com as operações suspensas desde o início do mês. Rui Costa afirmou não ser possível dar uma previsão sobre quando o Salgado Filho voltará a funcionar.