Rosa Weber assume presidência do STF, Marina apoia Lula e mais de 12 de setembro
Cerimônia de posse contou com diversas autoridades; Luís Roberto Barroso é o novo vice-presidente da Corte


A posse de Rosa Weber como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), do ministro Luís Roberto Barroso como vice-presidente da Corte e o anúncio de uma aliança entre Marina Silva (Rede) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições 2022 estão entre os destaques desta segunda-feira (12).
Rosa Weber toma posse como nova presidente do STF
A cerimônia de posse da ministra Rosa Weber como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Fábio Faria (Comunicações), Anderson Torres (Justiça) e Bruno Bianco (Advocacia Geral da União).
As eleições no Supremo são protocolares. Na prática, o STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio baseado no critério de antiguidade. É eleito o ministro mais antigo que ainda não presidiu a Corte.
Weber é a terceira mulher a presidir o STF, depois de Ellen Gracie e de Cármen Lúcia. A ministra foi indicada para o Supremo em 2011 pela então presidente Dilma Rousseff (PT).
Lula e Marina negam rompimento pessoal e defendem Brasil protagonista no clima
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) anunciaram nesta segunda-feira (12) uma aliança para as eleições de 2022. Eles negaram ter se afastado “pessoalmente” no passado, justificaram o reencontro nestas eleições como um ato em defesa da democracia e defenderam a posição do Brasil como “protagonista” da agenda climática internacional.
“Eu e o presidente Lula nunca deixamos de estar próximos e conversar, inclusive em momentos dolorosos de nossas vidas, isso para dirimir qualquer afastamento em termos pessoais. Nosso reencontro político e programático se dá diante de um quadro grave da história política, econômica, social e ambiental do nosso país”, disse Marina em entrevista à imprensa realizada na capital paulista.
Lula, por sua vez, pontuou que nunca esteve muito “distante politica e ideologicamente” da ex-senadora. Ele afirmou que o reencontro é importante por conta do “momento político violento” que o Brasil vive.
Corpo de rainha Elizabeth II é velado na Catedral de St Giles
Nesta segunda-feira (12), o caixão da rainha Elizabeth II seguiu em um cortejo até a Catedral de St Giles para uma cerimônia de oração e reflexão com a presença do rei Charles III, da rainha consorte e membros da família real.
O caixão foi colocado na frente da igreja por tropas do Regimento Real da Escócia, que o levaram do Palácio de Holyroodhouse. O hino de abertura, All People That on Earth Do Dwell, foi entoado.
Após a cerimônia, as homenagens foram abertas ao público. O caixão com o corpo ficará exposto até terça-feira (13).
Exclusivo: livro revela que Trump prometeu ficar na Casa Branca após derrota
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse repetidamente a assessores nos dias após sua derrota nas eleições de 2020 que permaneceria na Casa Branca em vez de deixar o novo presidente Joe Biden assumir, de acordo com relatório fornecido à CNN a partir de um livro da repórter do New York Times Maggie Haberman.
“Eu simplesmente não vou sair”, disse Trump a um assessor, segundo Haberman.
“Nós nunca vamos embora”, afirmou o ex-presidente a outro. “Como você pode sair quando ganhou uma eleição?”.
TSE deve julgar nesta terça-feira (13) uso de imagens do 7 de Setembro por campanha de Bolsonaro
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê julgar, na terça-feira (13), às 19h, se vai manter ou não decisões do corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, que determinou a retirada do ar de propagandas do presidente Jair Bolsonaro (PL) que usem imagens gravadas durante os atos de 7 de Setembro.
Na noite de sábado, o ministro atendeu a um pedido da coligação de Lula (PT) para impedir que Bolsonaro use no horário eleitoral de propaganda as imagens. O ministro do TSE deu um prazo de 24 horas para que o presidente e Braga Netto cessem a veiculação de todo e qualquer material de propaganda eleitoral.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais
(publicado por Tiago Tortella, da CNN)