Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Roraima: veja quem são os candidatos ao governo do estado e ao Senado

    Concorrentes buscarão ocupar o Palácio Senador Hélio Campos pelos próximos quatro anos; candidatos também tentarão vaga no Senado

    Palácio Senador Hélio Campos, em Boa Vista, sede do governo de Roraima
    Palácio Senador Hélio Campos, em Boa Vista, sede do governo de Roraima Secom/Governo de Roraima

    Dyepeson Martinscolaboração para a CNN

    Na corrida eleitoral para o governo de Roraima, alguns nomes se apresentam como candidatos. Um deles é Antonio Denarium (PP), atual governador do estado, que tenta a reeleição.

    O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. A votação de um eventual segundo turno ocorrerá em 30 de outubro, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

    Os candidatos ao governo estadual

    Antonio Denarium (PP)

    Atual governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) é candidato à reeleição. Bolsonarista, ele se elegeu em 2018 para seu primeiro cargo público com o apoio explícito de Jair Bolsonaro (PL). Até então, atuava como empresário do agronegócio.

    Teresa Surita (MDB)

    Pela segunda vez, Teresa Surita (MDB) concorrerá ao governo estadual. Ela já foi eleita cinco vezes como prefeita de Boa Vista e também exerceu o mandato de deputada federal. O atual prefeito da capital de Roraima, Arthur Henrique (MDB), foi indicado e apoiado por ela.

    Rudson Leite (PV)

    Já Rudson Leite (PV), suplente do senador Telmário Mota (Pros) e que chegou a assumir uma cadeira no Senado Federal em 2018, se colocou como candidato da federação formada por PV, PCdoB e PT ao governo de Roraima. Ele é presidente do Partido Verde no estado.

    Fábio Almeida (PSOL)

    Servidor público federal, o candidato socialista Fábio Almeida tenta, pela segunda vez, o governo de Roraima.

    Juraci Escurinho (PDT)

    Juraci dos Santos é empresário e tem 50 anos. Ele tem como único cargo político o de vereador da cidade de Caroebe, em 2008.

     

    Os candidatos ao Senado

    Telmário Mota (Pros)

    O economista Telmário Mota (Pros) tentará a reeleição para o segundo mandato como senador. Ele foi vereador de Boa Vista e ficou na quinta colocação na eleição para o governo do estado, em 2018. Telmário é um atual defensor do presidente Jair Bolsonaro (PL).

    Hiran Gonçalves (PP)

    Um de seus adversários é o médico e deputado federal Hiran Gonçalves (PP). Apoiador da agenda bolsonarista, ele disputa com Telmário Mota o apoio do governador do estado na eleição ao Senado.

    Romero Jucá (MDB)

    Economista e empresário, Romero Jucá (MDB) foi senador por três mandatos consecutivos e tenta voltar a Brasília. Em 2018, ficou em terceiro lugar e não conseguiu a reeleição. Foi líder do governo no Senado durante a gestão de Michel Temer e ministro da Previdência Social do governo Lula.

    Bartô Macuxi (PSOL)

    Bartolomeu da Silva, mais conhecido como Bartô (PSOL), que atua em causas indígenas de Roraima, anunciou sua candidatura em fevereiro de 2022. Ele é artista plástico e tem apoio de movimentos sociais.

    Dr Ilderson (PTB)

    Médico, Ilderson Pereira atualmente é vereador de Boa Vista e tenta pela primeira vez o Senado.

    Juiz Helder Girão (PMN)

    O magistrado tem 59 anos e é o candidato do PMN ao Senado. Também é a estreia de Helder em eleições.

    Maranhão do Povão (PDT)

    Mesmo nascido no estado do Maranhão — o motivo do seu nome político — Iran de Oliveira tenta uma cadeira ao Senado. Em 2018, disputou como deputado estadual, mas não conseguiu.

    Mauricio Costa (Patriota)

    Uma opção da direita é o empresário Mauricio Costa, lançado pelo Patriota ao Senado. Anterioremente, disputou cargos em Santa Catarina, mas desde 2014 tem como base eleitoral o estado nortista.

    Ozeas Costa (Pode)

    O Podemos indicou o servidor público Ozeas Costa. Ele concorre pela primeira vez ao Senado e, em 2010, foi suplente na Câmara.

    Confira abaixo os senadores cujos mandatos terminam em 2023. As vagas deles no Senado estarão em jogo nas eleições deste ano

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto pela TV e por nossas plataformas digitais.

    *Colaboraram Gabriela Ghiraldelli, Salma Freua Leonardo Rodrigues, da CNN