Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RJ: Paes anuncia mais secretários e programa de integridade na gestão pública

    Prefeito eleito do Rio de Janeiro prepara equipe para iniciar a gestão em 2021

    Isabelle Saleme, da CNN, no Rio de Janeiro

    O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), anunciou mais nomes do primeiro escalão de seu governo. O jovem morador da Cidade de Deus Salvino Oliveira Barbosa fica à frente da Secretaria da Juventude. Ana Laura Valente Secco foi anunciada secretária de Conservação – “uma Secretaria vital da cidade, que foi abandonada nos últimos anos”, disse Paes, que também confirmou Pedro Paulo como novo secretário de Fazenda, planejamento e controladoria. Pedro Paulo é deputado federal, eleito em 2018 pelo Democratas. Foi Secretário-chefe da Casa Civil e Secretário Executivo de Coordenação de Governo, com pausas, na prefeitura do Rio entre 2011 e 2016.

    Leia também:
    Paes conversou com Bolsonaro e deverá encontrá-lo esta semana em Brasília
    Paes perde para abstenções; 47,5% dos cariocas abrem mão de escolher o prefeito

    Já o deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ), ocupará a Secretaria de Governo e Integridade Pública. Calero tem 38 anos, é diplomata de carreira e foi secretário municipal de cultura no segundo mandato de Eduardo Paes. Foi ministro da Cultura por cinco meses, no governo do presidente Michel Temer. Deixou o cargo ao entrar em confronto com Geddel Vieira Lima, então ministro da Secretaria de Governo, a quem acusou de pressioná-lo para obter a autorização do Iphan para a construção de um empreendimento imobiliário em Salvador, na Bahia.

    Segundo Calero, a pasta vai propor um novo código de conduta para os servidores. O Programa carioca de integridade pública terá como princípios a vigilância permanente e tolerância zero. “O prefeito quer que a partir desse programa o Rio seja referência para o resto do país no que diz respeito à integridade”, disse Calero, que anunciou o delegado Brenno Carnevale como subsecretário de integridade. “Vamos tornar o ambiente mais difícil possível para aquele que vê a administração pública como ambiente de corrupção”, explicou Carnevale.

    O programa prevê o monitoramento de autoridades, a verificação e mitigação de conflito de interesses, a transparência e gestão de gastos e mecanismos de investigação, fiscalização e correição.

    Antes de sair para um encontro com o governador em exercício Cláudio Castro, o prefeito eleito disse que pretende também limitar o número de subprefeituras no Rio e anunciou Ana Ribeiro como subprefeita da zona sul. “O subprefeito é um agente da população na máquina pública, pressionando para que ela dê resultados”, disse Paes.

    Antes dos nomes divulgados nesta terça, Paes já tinha anunciado o médico epidemiologista Daniel Soranz como o futuro secretário municipal de Saúde.

    Tópicos