Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Reunião nesta quinta vai definir segurança na capital federal durante as eleições

    Representantes da área estarão reunidos com integrantes da Justiça Eleitoral

    Larissa RodriguesLeonardo Ribbeiroda CNN , Brasília

    Representantes das forças de segurança pública do Distrito Federal estarão reunidos, nesta quinta-feira (29), com integrantes da Justiça Eleitoral para definirem detalhes do esquema de segurança na capital, durante o primeiro turno das eleições. Uma operação especial está prevista para ter início à meia-noite de sexta-feira (30). Cerca de 11,5 mil agentes estão envolvidos na ação.

    A reunião confirmada pela CNN será no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, foram convidados para o encontro integrantes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, confirmou que estará presente.

    A CNN apurou ainda que aumento de casos de violência envolvendo o pleito eleitoral, registrado nos últimos dias pelo Brasil, tem preocupado as forças de segurança da capital. Tanto que não está descartada, por exemplo, a possibilidade de fechamento das vias de acesso à zona central de Brasília para controlar possíveis manifestações mapeadas para ocorrer após às 17 horas do dia da votação na Esplanada dos Ministérios.

    Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do DF informou que o planejamento está em elaboração e segue protocolos de grandes eventos. Prédios como do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e alguns ministérios também terão a segurança reforçada, com grades proibindo o acesso da população.

    Além de ações de policiamento, o esquema de segurança definido até o momento inclui reforço na escolta de juízes eleitorais e de integrantes do Ministério Público. Essa tarefa será feita por agentes da Polícia Civil, em apoio à Polícia Federal.

    Tópicos