Reunião nesta quinta vai definir segurança na capital federal durante as eleições
Representantes da área estarão reunidos com integrantes da Justiça Eleitoral
Representantes das forças de segurança pública do Distrito Federal estarão reunidos, nesta quinta-feira (29), com integrantes da Justiça Eleitoral para definirem detalhes do esquema de segurança na capital, durante o primeiro turno das eleições. Uma operação especial está prevista para ter início à meia-noite de sexta-feira (30). Cerca de 11,5 mil agentes estão envolvidos na ação.
A reunião confirmada pela CNN será no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, foram convidados para o encontro integrantes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, confirmou que estará presente.
A CNN apurou ainda que aumento de casos de violência envolvendo o pleito eleitoral, registrado nos últimos dias pelo Brasil, tem preocupado as forças de segurança da capital. Tanto que não está descartada, por exemplo, a possibilidade de fechamento das vias de acesso à zona central de Brasília para controlar possíveis manifestações mapeadas para ocorrer após às 17 horas do dia da votação na Esplanada dos Ministérios.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do DF informou que o planejamento está em elaboração e segue protocolos de grandes eventos. Prédios como do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e alguns ministérios também terão a segurança reforçada, com grades proibindo o acesso da população.
Além de ações de policiamento, o esquema de segurança definido até o momento inclui reforço na escolta de juízes eleitorais e de integrantes do Ministério Público. Essa tarefa será feita por agentes da Polícia Civil, em apoio à Polícia Federal.