Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Republicanos confirma Motta para a Câmara na terça (29); Lira deve apoiar

    Presidente deve também oficializar nesta terça-feira (29) seu apoio ao deputado paraibano na disputa pelo comando da Casa em fevereiro de 2025

    Emilly BehnkeRebeca Borgesda CNN

    O Republicanos oficializará nesta terça-feira (29) a candidatura de Hugo Motta (PB) para o comando da Câmara dos Deputados. O atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), também deve confirmar o seu apoio ao líder do Republicanos na disputa.

    O lançamento oficial da campanha de Motta será realizado na sede do Republicanos em Brasília, após reunião da bancada. A CNN apurou que Lira também deve se pronunciar sobre o tema nesta terça.

    O presidente da Câmara aguardava o fim do segundo turno das eleições municipais para se manifestar oficialmente. Ele já havia sinalizado a aliados seu apoio a Motta.

    Um anúncio sobre qual candidato Lira apoiará é aguardado desde agosto, prazo inicial estabelecido por ele próprio para o anúncio. No início de setembro, o nome de Motta ganhou força na disputa após a desistência da candidatura de Marcos Pereira (SP), presidente nacional do Republicanos.

    Na semana passada, Lira e Motta compareceram juntos em evento do setor do agronegócio, que tem o apoio da maior frente parlamentar temática da Câmara. Na conferência, Lira afirmou que apostaria em uma candidatura de consenso e que, se isso não ocorrer, vencerá quem tiver mais votos.

    Também são pré-candidatos ao cargo os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). Motta é o primeiro a oficializar sua candidatura.

    Antes considerado favorito na disputa pela proximidade com Lira, Elmar perdeu força nos últimos meses. Ao mesmo tempo, líderes partidários sinalizaram apoio a Motta, que tem se reunido com parlamentares em busca de endosso.

    O deputado ainda tenta conquistar apoio de algumas bancadas, como o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. As eleições internas para o novo comando da Câmara serão realizadas em fevereiro de 2025, mas as movimentações internas na Casa tiveram início ainda no primeiro semestre deste ano.

    Tópicos