Reparação histórica com negros está em curso, mas temos muito a avançar, diz ministra Anielle Franco à CNN
Governo federal anunciará, nesta segunda-feira (20), um pacote de ações afirmativas que inclui eixos do direito à vida digna, educação, inclusão, memória e reparação
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou à CNN nesta segunda-feira (20) – Dia Nacional da Consciência Negra – que a reparação histórica com os negros está em curso, mas que é preciso avançar.
“Quando a gente fala dessa dívida, é cuidar do agora. Eu acho que a reparação [histórica] está em curso, mas temos muito para avançar. Acho que a gente tem dado passos num caminho para que as pessoas entendam de uma vez por todas que racismo é crime, que pessoas negras estão preparadas e habilitadas para estarem em todos os lugares de poder de decisão. E a gente vai seguir avançando, sem retroceder.”
“Ainda temos pessoas que não se sensibilizam quando um jovem negro é assassinado, quando um jovem quilombola é morto, quando acontece o crime de racismo. É por isso que a gente precisa pensar e falar dentro do nosso eixo de memória e reparação, dentro da recriação e restruturação do ministério da Igualdade Racial, mas pensar ações concretas”, disse a ministra.
Às 10h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa do evento “O Brasil pela Igualdade Racial”, no Palácio do Planalto, com a presença de Anielle. À CNN, ela adiantou algumas das medidas que serão anunciadas na cerimônia.
O pacote de ações afirmativas inclui eixos do direito à vida digna, educação, inclusão, memória e reparação. Além disso, está previsto o lançamento da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola, cujos detalhes ainda serão divulgados pelo Planalto.
Veja a íntegra da entrevista no vídeo acima.
(Produzido por Daniel Rittner, da CNN, em Brasília)