Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RenovaBR quer ser referência de formação para parlamentares já com mandato, diz diretora

    À CNN, Patrícia Audi explicou que a iniciativa quer participar do desenvolvimento das novas lideranças políticas do país

    Lucas Schroederda CNN , em São Paulo

    A diretora-executiva do RenovaBR, Patrícia Audi, afirmou, em entrevista à CNN nesta terça-feira (9), que a escola de formação política quer ser referência de aperfeiçoamento e formação para parlamentares com mandato.

    “O nosso maior interesse é exatamente ocupar esse espaço de formação de liderança política nos mais diferentes espectros políticos. Isso para a gente é um dos maiores ativos, que a gente possa sempre, desde a sala de aula, ser esse ambiente em que nós temos pessoas com opiniões diversas buscando consenso”, conta a diretora.

    Patrícia explica que a iniciativa quer continuar servindo como canal de entrada de novas pessoas na política. Pela primeira vez, o RenovaBR vai aceitar em seu curso de formação de candidaturas políticos que estejam exercendo seu primeiro mandato.

    “Queremos prestigiar aqueles que já estão na política. Como? Permitindo que possam estar fazendo os nossos cursos de formação inicial, mas também contribuindo para a formação de mandatos. O RenovaBR quer ser essa referência para parlamentares já em seu mandato”, acrescenta Patrícia.

    A pré-lista de interessados para os cursos tem mais de 7.800 pessoas de todos os estados do país e dos mais diversos espectros políticos, segundo levantamento da própria iniciativa.

    Desse total, 874 pretendem se candidatar ao cargo de prefeito e 6.599 ao cargo de vereador. Outros 358 inscritos ainda não decidiram qual cargo devem disputar nas eleições municipais de 2024.

    “Em 2019 e 2020, nós tivemos 44.000 inscrições, o que mostra principalmente que a política está viva e quer ser prestigiada. Nossa expectativa é alcançar mais de 50.000 inscrições este ano”, avalia Patrícia.

    Atualmente, 174 vereadores, deputados federais e senadores eleitos participaram dos cursos de formação oferecidos pelo RenovaBR.

    Na avaliação de Patrícia, a melhor maneira de contribuir para a melhoria do debate político é pela política. “Não há outra forma de fazer isso”, completa.

    Processo seletivo

    Às 19h desta terça-feira, o RenovaBR promove uma live no YouTube para abertura oficial do processo seletivo do curso de lideranças políticas.

    As inscrições também serão abertas nesta terça e poderão ser feitas até o dia 28 de julho. Pela primeira vez, todas as etapas do processo seletivo serão feitas via WhatsApp.

    (Com informações de Fernanda Pinotti, da CNN, em São Paulo)

    Tópicos