Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Relembre casos em que ministros do Supremo Tribunal Federal foram hostilizados

    Alexandre de Moraes foi alvo de xingamentos na última sexta-feira (14), com um dos supostos agressores tendo chegado a agredir fisicamente seu filho

    Da CNN

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi alvo de xingamentos por um grupo de brasileiros no Aeroporto Internacional de Roma na última sexta-feira (14), segundo fontes da Polícia Federal (PF). Um dos supostos agressores teria chegado a agredir fisicamente seu filho.

    A CNN relembra, a seguir, episódios em que magistrados do STF foram hostilizados.

    O então ministro Ricardo Lewandowski foi xingado ao chegar em Brasília em março deste ano. Ele não respondeu às acusações no momento. No mês seguinte, ele se aposentou da Corte.

    Em janeiro, Luís Roberto Barroso também foi hostilizado em um aeroporto. O ministro foi xingado por brasileiros enquanto aguardava em um guichê em Miami. Ele também ouviu vaias dentro do avião. Em ambas as situações, o ministro reagiu com indiferença às ofensas que ouviu.

    Em novembro de 2022, duas semanas após o segundo turno das eleições, integrantes da Suprema Corte estiveram em Nova York para um evento com empresários.

    Em mais de uma ocasião, os ministros Gilmar Mendes, Barroso e Lewandowski foram xingados por brasileiros. Foi nesta ocasião em que Barroso foi filmado por um bolsonarista respondendo “perdeu, mané”, após ser assediado verbalmente.

    No mesmo mês, Barroso foi identificado em um restaurante em Santa Catarina e xingado por pessoas no local, precisando de escolta policial. Posteriormente, os manifestantes foram até o local onde ele estava hospedado. As autoridades precisaram manter a segurança até por volta de 4h daquele dia.

    Em setembro de 2021, no contexto da preparação para os atos do 7 de Setembro, em que a tensão institucional estava em alta, foi registrada uma agressão verbal contra Alexandre de Moraes no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

    Na ocasião, um publicitário xingou o ministro repetidas vezes. Moraes registrou boletim de ocorrência.

    Relembre os casos:

    Veja casos de hostilidade contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) / Reprodução/CNN

    *Publicado por Douglas Porto

    Tópicos