Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Relações entre chefes de Estado não têm viés ideológico”, diz Lula ao lado de presidente do Uruguai

    Presidente deve visitar José Mujica, ex-líder uruguaio de esquerda, antes de retornar ao Brasil

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Montevidéu, no Uruguai
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Montevidéu, no Uruguai Reprodução/CNN

    Lucas SchroederFernanda Pinottida CNN

    em São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (25), que “as relações entre chefes de Estado não têm viés ideológico”. A declaração foi dada ao lado do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e antes da visita de Lula a José Mujica, ex-líder uruguaio de esquerda.

    “Os ex-presidentes e os presidentes não precisam pensar como eu. Eles não precisam gostar de mim do ponto de vista pessoal. O que eu digo a todos os presidentes é que a relação entre dois chefes de Estado visa respeitar a soberania de cada país e fazer o bem para os povos”, disse Lula.

    Lula chegou ao Uruguai nesta quarta, na primeira viagem internacional de seu terceiro mandato. Na segunda-feira (23), o presidente se reuniu com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em Buenos Aires. Ele participou da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

    Na terça-feira (24), Lula se encontrou com o líder de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Nas redes sociais, o presidente brasileiro publicou uma foto ao lado de Díaz-Canel com a legenda: “O Brasil restabelecendo suas relações diplomáticas no mundo”.

    Lula em encontro com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel
    Lula em encontro com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel / Reprodução/Twitter (Lula)

    Em cerimônia com a prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse, na tarde desta quarta, Lula disse que o Brasil “deve ser muito generoso com seus aliados e cuidar com carinho da relação com países amigos”.

    E voltou a falar que tratará todos os chefes de estado com respeito, independente do alinhamento ideológico. “Quando viajo não me preocupo quem é o presidente da República, se é de direita, esquerda ou centro, minha relação não é apenas como pessoa.”

    Ele fez muitos elogios à prefeita da capital uruguaia, que faz parte da coalizão de esquerda do país, e disse que as mulheres já demonstraram que podem ocupar os espaços que quiserem na política.

    Lula deveria ter se encontrado com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mas a reunião foi cancelada pelo governo de Caracas, segundo apuração da repórter da CNN Tainá Falcão.

    No dia 9 de fevereiro está prevista a ida do petista aos Estados Unidos, onde tem agenda com Joe Biden no dia seguinte.