Registros de pesquisas de opinião eleitoral aumentam mais de 50% entre 2018 e 2022
Prazo de registro se encerra hoje e pesquisas podem ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições


O prazo para o registro das pesquisas de opinião pública sobre as eleições se encerra nesta segunda-feira (24). De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, foram registradas 2.965 em 2022, até a manhã desta segunda e 1.926 em 2018, um aumento de aproximadamente 54%.
Segundo a legislação eleitoral, as pesquisas sobre a preferência do eleitorado por candidatos podem ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que sejam registradas com cinco dias de antecedência na Justiça Eleitoral.
De janeiro deste ano até a manhã desta segunda, foram registradas 2.965 pesquisas eleitorais. A quantidade de registros aumentou nos meses que antecederam a eleição: 218 em julho, 495 em agosto e setembro foi o mês com mais registros, sendo 1.186 no total. Outubro teve 437 registros até o momento.
Do total de pesquisas registradas, 1.192 foram para o cargo de Presidente da República. Foram entrevistadas 4.541.500 pessoas e as pesquisas custaram mais de R$ 140 milhões.
Para realizar o registro, devem ser apresentadas as seguintes informações: quem contratou a pesquisa; valor e origem dos recursos; metodologia e período de realização; plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro, entre outras.