Redes sociais têm papel importante em mudanças de última hora, diz especialista
Andrei Roman, cientista político e CEO da AtlasIntel, falou à CNN sobre os impactos das mídias sociais na reta final das eleições
Em participação no quadro Arena CNN Eleições, nesta terça-feira (6), o cientista político e CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, falou sobre os impactos das mídias sociais na reta final das eleições.
Para o especialista, as redes sociais têm papel fundamental no impulsionamento de mudanças de última hora na corrida eleitoral.
“Cada vez mais as redes sociais estão tendo um papel muito importante em termos de impulsionar mudanças de dinâmica de última hora”, disse.
O cientista político trouxe o exemplo que ocorreu na Colômbia, em junho deste ano, com a eleição que elegeu o esquerdista Gustavo Petro como presidente.
“Tanto é que na Colômbia, uma eleição que parecia totalmente definida na noite de contagem de votos, a favor do candidato da direita, sofreu um revés espetacular e o Petro acabou sendo eleito presidente”, disse Roman.
O especialista afirma que podem ocorrer mudanças de última hora no resultado da eleição, e destacou o recurso utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais.
“Até hoje o maior recurso que o presidente Bolsonaro vem utilizando, em termos de capital político e estratégia de campanha, é justamente essa fortaleza nas redes sociais. Se a gente faz qualquer tipo de análise sobre engajamento politico nas redes hoje em dia, o Bolsonaro ganha de Lula de maneira muito nítida”, explicou.
“No dia a dia ele tem mais seguidores destacando os conteúdos da campanha dele, ele tem mais comentários positivos, mais compartilhamentos, essa base muito mobilizada é relevante”, acrescentou.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.