Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Rede aprova aliança com Haddad e aliados veem passo para reaproximar Lula e Marina

    Haddad tem atuado na tentativa de reunir os ex-aliados e obter um apoio público de Marina a Lula

    Ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é pré-candidato ao governo paulista
    Ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é pré-candidato ao governo paulista Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Iuri Pitta

    A Rede Sustentabilidade aprovou nesse fim de semana, por unanimidade, apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo. Além de um acordo com vistas à disputa estadual, a decisão é vista como mais um passo rumo a uma reaproximação entre o pré-candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede).

    Haddad tem atuado na tentativa de reunir os ex-aliados e obter um apoio público de Marina a Lula –ela foi titular da pasta do Meio Ambiente na maior parte dos dois mandatos presidenciais de Lula, mas rompeu com o PT para disputar a Presidência pelo PV em 2010. O senador Randolfe Rodrigues (Rede), um dos coordenadores da pré-campanha do petista, também busca reaproximar a dupla.

    Mais do que densidade eleitoral –na última eleição, Marina teve 1% dos votos e ficou em oitavo lugar na disputa vencida por Jair Bolsonaro (PL)–, a adesão da ex-ministra tem caráter simbólico. Seria a terceira candidata de 2018 a apoiar o nome de Lula, que terá como candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), 4º colocado naquela eleição, e conta com apoio de Guilherme Boulos (Psol), 10º lugar na disputa. O petista tem defendido a formação de uma frente ampla contra o atual presidente.

    Diretrizes programáticas

    Em São Paulo, o apoio da Rede a Haddad tem como base três diretrizes programáticas, conforme documento aprovado no sábado pelo diretório paulista do partido, subdivididos nos eixos da agenda ambiental, do desenvolvimento sustentável e da geração de emprego e renda.

    Aspectos semelhantes têm sido defendidos por Marina para um eventual anúncio de apoio ao nome de Lula. No âmbito nacional, o diretório da Rede aprovou resolução que libera seus filiados a participarem ou da campanha do petista ou da de Ciro Gomes, pré-candidato pelo PDT – é o caso da ex-senadora Heloísa Helena.