Quem comanda o ritmo das reformas é a política, diz Paulo Guedes
Após eleição no Congresso, expectativa do governo é que reformas caminhem com mais facilidade na Câmara e no Senado
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, em coletiva de imprensa ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nesta quinta-feira (4), que a eleição dos novos presidentes do Congresso deixa o governo de Jair Bolsonaro mais “confiante” sobre a aprovação de reformas propostas pelo governo federal.
“Foi uma vitória expressiva, uma vitória importante, que nos deixa esperançosos e, na verdade, até confiante na retomada de agenda de reformas”, disse Guedes.
Lira era o candidato do Planalto na Câmara, enquanto no Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG) também teve apoio do governo. Com a eleição de ambos, a expectativa é que as propostas da gestão Bolsonaro caminhem com mais facilidade no Congresso.
“Quem comanda o andamento, o ritmo das reformas é a política. E a política que acelera, espera a hora, a oportunidade certa, e estamos seguros de que isso vai ser retomado agora”, disse o ministro da Economia. “Nós vamos trabalhar juntos, estamos 100% à disposição do Congresso para trabalharmos juntos.”
Além das reformas que pretende aprovar no Congresso, o governo tem também adiante o desafio de retomar a economia do país, fortemente impactada pela pandemia do novo coronavírus.
“Já temos o protocolo de enfrentamento da crise. Foi um ano difícil e o Brasil demonstrou capacidade de se ajustar no sentido de atacar os efeitos econômicos da crise. A economia voltou em ‘V’”, disse Guedes. “Se a pandemia nos ameaçar, nós sabemos como reagir.”