Quatro nomes despontam para a disputa da presidência da Câmara em 2021
Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Agnaldo Ribeiro (PP-PB) e Marcos Pereira (Republicanos-SP) já começaram a articular candidaturas
Apesar de a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados estar marcada apenas para fevereiro de 2021, as movimentações para o pleito já se iniciaram em Brasília. Segundo a analista de política da CNN Renata Agostini, quatro nomes despontam como favoritos para a disputa.
Do lado governista há o nome de Arthur Lira (PP-AL), que conta com apoio não oficial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e vem ganhando força nos bastidores, além de ter apoio do PL.
Os outros três deputados que buscam apoio para se lançarem à presidência da Câmara giram em torno do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). São eles: Baleia Rossi (MDB-SP), Agnaldo Ribeiro (PP-PB) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Leia também
Partidos não acreditam em votação de reformas em 2020
Daniela Lima: Mesmo após eleições, Congresso deve trabalhar com pauta mínima
Guedes reconhece falta de apoio à desoneração e defende foco em pauta consonante
Os três aguardam o aval de Maia, pois o atual presidente da Câmara tem boa interlocução com partidos da esquerda, que juntos formam bloco com cerca de 150 deputados que pode ser decisivo na eleição. A expectativa é que, da “lista tríplice” sob espera de Maia, um candidato consiga unir todos os votos da esquerda.
Segundo líderes da Câmara consultados por Renata Agostini, as movimentações para a disputa devem engrenar a partir da semana que vem, com o fim das eleições municipais e as discussões sobre a formação da mesa diretora.
(Publicado por: Paulo Toledo Piza).