Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Quatro governadores eleitos viraram resultado do 1º para o 2º turno em 2022

    Eduardo Leite, Raquel Lyra, Fábio Mitidieri e Eduardo Riedel haviam tido menos votos que o rival no último dia 2 de outubro; número supera a média

    Leonardo RodriguesGuilherme GamaBruno Oliveirada CNN , Em São Paulo

    Nas disputas estaduais deste domingo (30), quatro governadores eleitos terminaram em segundo lugar no primeiro turno, no último dia 2. Para chegar ao cargo, esses candidatos “viraram” o jogo em seus estados.

    Domingo de viradas

    No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) foi eleito com 57,12% dos votos válidos contra 42,88% dos votos para o adversário Onyx Lorenzoni (PL). O tucano reverteu o resultado do primeiro turno, quando o ex-ministro obteve 37,50% dos votos válidos e ele, 26,81%.

    Raquel Lyra (PSDB) também ultrapassou a adversária Marília Arraes (Solidariedade), que liderou no primeiro turno. A ex-prefeita de Caruaru teve 20,58% dos votos válidos na ocasião, contra 23,97% de Arraes. Neste domingo, ela foi eleita para o governo de Pernambuco com 58,70%, enquanto a concorrente registrou 41,30%.

    No Mato Grosso do Sul, a virada deu o governo a Eduardo Riedel (PSDB), com 56,90% dos votos válidos. No primeiro turno, ele ficou na segunda posição na disputa mais acirrada do país, com 25,16%, atrás de Capitão Contar (PRTB), que teve 26,71%.

    Já em Sergipe, a disputa pelo governo deu liderança a Rogério Carvalho (PT), com 44,70% dos votos válidos, no primeiro turno. Na votação definitiva, Fábio Mitidieri (PSD) que teve 38,91% em 2 de outubro, superou o petista e chegou a 51,70%.

    Resultados superam a média

    De 1990, quando passou a haver possibilidade de segundo turno nas eleições para governador, até 2018, os brasileiros viram 107 disputas estaduais chegarem a esta fase. Trinta delas tiveram “viradas”, o que representa 28% dos pleitos.

    Neste ano, um terço dos resultados (cerca de 33%) representou uma reversão de desvantagem. Todas elas aconteceram em unidades da federação que já protagonizaram esse fenômeno outras vezes.

    Tópicos