Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    PT, PSB, PCdoB E PV prosseguem debates sobre possível federação partidária

    Após a realização de consultas e debates internos em cada legenda, uma nova reunião será realizada no próximo dia 9, em Brasília

    Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga novas urnas eletrônicas para 2022
    Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga novas urnas eletrônicas para 2022 Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

    Anna Gabriela Costada CNN*

    em São Paulo

    Nesta segunda-feira (31), os presidentes do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Socialista Brasileiro (PSB), do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido Verde (PV) reafirmaram a disposição em seguir trabalhando para construir a unidade política em torno de uma federação de partidos.

    Segundo nota assinada pelos presidentes dos partidos Carlos Siqueira (PSB); Gleisi Hoffmann (PT); José Luiz Pena (PV) e Luciana Santos (PCdoB), os dirigentes e assessores jurídicos das quatro legendas prosseguiram o debate dos aspectos jurídicos e estatutários do projeto, que havia sido iniciado na última quarta-feira (26).

    Após a realização de consultas e debates internos em cada legenda, uma nova reunião será realizada no próximo dia 9, em Brasília.

    A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente do PSB, Carlos Siqueira, se reuniram nesta quarta-feira (26) para discutir a formação da federação partidária envolvendo as duas legendas.

    No CNN 360º, o analista político Leandro Resende afirmou que há um problema em São Paulo, já que Márcio França quer ser candidato a governador pelo PSB, mas o PT tem a pré-candidatura de Fernando Haddad.

    Estes não são os únicos partidos em busca de federações visando as eleições, a Executiva do Podemos, partido do pré-candidato a presidente Sergio Moro, aprovou nesta segunda-feira (31) abrir conversas para a eventual formação de uma federação com o Cidadania, legenda que nesta terça-feira (1º) também vai avaliar uma composição com o PSDB, do governador e pré-candidato João Doria (SP).

    A legalidade das federações partidárias deve ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana.

    No fim do ano passado, o relator da ação, ministro Luís Roberto Barroso determinou, em caráter provisório, que a lei é válida e que as federações precisam obter registro até seis meses antes das eleições.

    Por outro lado, partidos querem a extensão do prazo, até agosto deste ano.

    Federação partidária

    As federações precisam ser formadas por partidos com afinidade programática. Se alguma legenda deixar a federação antes do prazo, sofre punições, como a proibição do uso do fundo eleitoral.

    Ao contrário das coligações, que são estaduais e podem variar de um estado para outro, as federações devem ter abrangência nacional.

    *Com informações de Iuri Pitta, Douglas Porto e Giovanna Galvani, da CNN