Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    PT envia ex-ministro para conversa com empresários em São Paulo

    No próximo dia 26, o ex-presidente deverá participar de jantar para arrecadação de recursos

    Tainá Falcãoda CNN , em São Paulo

    Um jantar oferecido pelo grupo Esfera, do empresário João Carlos Camargo, vai receber o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), em São Paulo, nesta quinta-feira (9).

    Padilha tem transitado pelas rodas do mercado como emissário do PT na pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desta vez, o deputado se encontrará com cerca de 40 empresários e banqueiros para discutir as ideias do partido para economia.

    À CNN, Padilha disse que pretende levar aos empresários a indicação de que Lula não fará qualquer movimento sem diálogo.

    Esta semana a prévia do programa de governo do PT indicou, novamente, intenção do partido em revogar a reforma trabalhista. Padilha já mencionou o assunto em reuniões anteriores e explicou que revogar a reforma não é ideia do ex-presidente.

    À reportagem, empresários que estarão no evento citaram a regulação do trabalho temporário como um ponto a ser discutido com petistas dentro da reforma.

    “Ele [Lula] está muito incomodado pelo fato, por exemplo, de uma mulher, que trabalha com aplicativo não ter licença maternidade. Ele nunca usou a palavra revogar nada. Ele quer estar, assim que começar o governo dele, numa mesa de negociação com governo, empresários e trabalhadores. Isso que vai ser afirmado no programa de governo apresentado em agosto”, declarou Padilha.

    No documento, o partido também indica intenção de acabar com teto de gastos criado no governo do então presidente Temer. A regra limita o crescimento da maior parte das despesas públicas à inflação registrada em 12 meses até junho do ano anterior. Padilha disse que não há absurdo em revisar a regra.

    “Temos um país com 33 milhões de pessoas em situação de fome, mais de 100 milhões em insegurança alimentar, defasagem educacional gravíssima em decorrência da pandemia, fila no SUS, queda no investimento público. Não é nenhum absurdo debatermos essa revisão em 2023 para enfrentar problemas graves que o país teve, sobretudo, a partir da pandemia”, afirmou.

    Além de Padilha, o grupo já ouviu nomes de petistas como a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, o deputado e coordenador da campanha de Fernando Haddad, Emídio Souza e o ex-ministro da fazenda, Guido Mantega.

    Agora, o grupo cobra reunião com pré-candidatos para apresentá-los um documento com sugestões com medidas para, segundo eles, o destravamento do crescimento econômico.

    No próximo dia 26, o ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) deverão participar de um jantar promovido pelo grupo Prerrogativas. Cerca de cem advogados foram convidados e devem doar recursos, com valor mínimo de 20 mil reais, para o partido utilizar nesta fase de pré-campanha.

    Debate

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022

    Tópicos