PT do Rio articula apoio dos deputados mais votados do estado a Lula
Negociações são tocadas por Waguinho, prefeito de Belford Roxo, cidade da Baixada Fluminense; Lula deve participar de ato no município na próxima terça-feira

O PT do Rio articula o apoio dos campeões de voto do Rio de Janeiro à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com integrantes do partido e do União Brasil.
Quem toca as negociações, avançadas nesta quarta-feira (05), é Waguinho, prefeito de Belford Roxo, cidade da Baixada Fluminense. Lula tem previsão de participar de um ato no município na próxima terça-feira (11). Lá, o presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu o petista com 15 pontos percentuais de vantagem.
Waguinho é o presidente do União Brasil no estado. A esposa dele, Daniela do Waguinho, foi a deputada federal mais votada do Rio, com 231.706 votos. Para a Assembleia Legislativa do Rio, o mais votado foi Márcio Canella, com 181.274 votos. Ambos fizeram campanha focada em Belford Roxo.
A articulação tem a participação do prefeito Eduardo Paes (PSD), que assumiu posição de destaque no comando da campanha de Lula no Rio, e do presidente da Assembleia Legislativa e candidato derrotado ao Senado neste ano, o petista André Ceciliano.
Antes de apoiar a candidatura de Clarissa Garotinho ao Senado, o União Brasil chegou a declarar apoio nesta disputa ao PT no Rio de Janeiro.
A entrada de Waguinho, Daniela e Canella na campanha de Lula gera expectativa de reversão de parte dos votos que o Rio deu a Bolsonaro, onde a vitória do atual presidente foi com quase 1 milhão de votos de vantagem sobre o petista.
No primeiro turno, o grupo político que negocia com Lula pregou votos para si e para o governador reeleito Cláudio Castro (PL). O União Brasil, inclusive, indicou o vice de Castro, Thiago Pampolha.