Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PSTU confirma Cyro Garcia como candidato à prefeitura do Rio pela quinta vez 

    'A hora de colocar Crivella para fora já passou', disse durante a convenção do partido

    Em convenção online realizada na tarde deste sábado (5), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) aprovou o lançamento de candidatura própria à prefeitura do Rio de Janeiro (RJ). O ex-deputado federal Cyro Garcia representará a legenda pela quinta vez na disputa ao Palácio da Cidade.

    Garcia é bancário aposentado e professor universitário. A chapa conta ainda com a professora de história Elisa Guimarães como candidata a vice-prefeita, além de seis aspirantes a vereadores. 

    “Mais uma vez o PSTU se apresenta nas eleições do Rio de Janeiro como uma opção socialista e revolucionária”, disse o candidato. E aproveitou o pronunciamento para criticar a gestão atual.

    Leia também:
    Eduardo Paes lança candidatura para prefeito do Rio de Janeiro pelo DEM
    ‘Não preciso de padrinho’, diz ex-juíza candidata pelo partido de Witzel
    Câmara de Vereadores do Rio discute impeachment de Crivella na quinta-feira

    “No Rio, Crivella pavimentou o caminho para a pandemia. Antes da chegada do coronavírus, a saúde familiar já tinha sido destruída, com milhares de demissões de profissionais da saúde e fechamento de uma série de clínicas da família e outros equipamentos. Principalmente, aqueles mais próximos às favelas. A hora de colocar Crivella para fora já passou”, afirmou. 

    Cyro atua no movimento sindical desde a década de 1970. Foi um dos fundadores do Partido dos  Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). No Rio, presidiu o Sindicato dos Bancários nos anos 1990. Na última eleição em que concorreu ao cargo, em 2016, teve pouco mais de cinco mil votos, alcançando 0,19% dos votos válidos.

    Na ocasião, o partido declarou apoio a Marcelo Freixo (PSOL), no segundo turno, em disputa com Marcelo Crivella (PRB), com ressalvas ao candidato, destacadas no que foi qualificado pelo diretório municipal como um “voto crítico”. 

    Garcia é o quinto candidato oficialmente lançado por um partido à Prefeitura do Rio. Antes dele, foram confirmadas as candidaturas de Glória Heloiza (PSC), Fred Luz (Novo), Eduardo Paes (DEM) e Renata Souza (PSOL).

    Tópicos