PSDB enfrenta resistências em tratativas de federação
Integrantes do Cidadania e do MDB relatam problemas; Podemos sinaliza interesse em participar de negociações
As tensões internas no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) têm comprometido negociações externas da sigla, segundo informações obtidas pela analista de Política da CNN Renata Agostini.
O PSDB negocia federação com o Cidadania e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Com o Cidadania, as tratativas pareciam encaminhadas, principalmente pelos integrantes favoráveis à aliança. No entanto, a último reunião do partido não definiu a federação. Um novo encontro deve ocorrer no próximo sábado (19).
Com os conflitos internos no PSDB, integrantes do Cidadania relataram à Agostini que a tendência de federação entre os dois partidos não é mais realidade e o cenário é de indefinição.
O Cidadania já estabeleceu que irá se federar, mas ainda não decidiu o partido com o qual fará a aliança. Dentre as opções estão PSDB, Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Podemos.
Já para o MDB, as negociações estão mais avançadas em sentido ao recém-criado União Brasil, do que em relação ao PSDB.
Diante desse cenário, a janela partidária de março deve afetar intensamente o PSDB, segundo avaliou o analista de Política da CNN Iuri Pitta. A expectativa é de que a sigla perca quantidade de deputados em sua bancada.
Podemos quer entrar em conversa com MDB, PSDB e União Brasil
A presidente do Podemos, Renata Abreu, se reuniu ontem (16) em Brasília com o presidente do MDB, Baleia Rossi. Segundo Renata Agostini, o foco da conversa é retomar as tentativas de aproximação entre as siglas.
O objetivo de Abreu seria entrar nas negociações de federação que ocorrem entre PSDB, MDB e União Brasil – que trazem os nomes da chamada terceira via.
Embora a possibilidade de federação entre os quatro partidos seja remota, a aproximação pode levar a formação de um bloco.
Os passos do Podemos também indicam uma tentativa de ganhar visibilidade. O próprio Sergio Moro, pré-candidato do partido à presidência da República, se reuniu com a pré-candidata do MDB, senadora Simone Tebet.
As conversas entre as siglas devem ser retomadas após o Carnaval.
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.