Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    PSDB buscar alternativa às prévias com aliados não é problema, diz José Aníbal

    Ex-deputado, que defende o nome de Eduardo Leite, afirma que números de Doria causam preocupação no partido

    Da CNN

    O ex-deputado federal José Aníbal (PSDB), atualmente suplente do senador José Serra, afirmou em entrevista à CNN que o partido tem direito de buscar uma alternativa, junto a partidos aliados, às prévias que confirmaram a pré-candidatura de João Doria à Presidência, em novembro.

    Defensor do nome de Eduardo Leite, que confirmou nesta segunda-feira (28) a renúncia ao governo do Rio Grande do Sul e a permanência no PSDB, Aníbal disse que Doria tem baixa intenção de votos e alta rejeição, “uma equação difícil de resolver”.

    “As prévias serão preservadas de todo modo. Elas nos deram um caminho. Se esse caminho, do ponto de vista prático, não está se mostrando um caminho virtuoso, não tem problema que o partido busque, discute, e busque uma alternativa a isso. Não só dentro do PSDB, mas com outras forças políticas, que trabalham juntas conosco para termos um candidato do centro democrático”, disse Aníbal.

    Para Aníbal, figura histórica do PSDB, o anúncio de Leite altera o cenário de pré-candidatura presidencial. “Fizemos as prévias, o João Doria ganhou, o Eduardo Leite teve 45% dos votos. Faz 120 dias, o Doria não conseguiu avançar na intenção de votos e avançou na rejeição. Isso provoca muita preocupação no partido”, disse.

    Segundo ele, Eduardo Leite representa “esperança” e diz que a maioria dos setores ouvidos pelo partido é favorável à entrada de Leite no processo eleitoral. “O Eduardo não é um candidato com dificuldade de diálogo com nenhum setor da sociedade. Não é um candidato de confronto, de briga. Ele quer criar convergência.”

    Aníbal também contestou a afirmação de que qualquer decisão que não represente as prévias do PSDB seja “golpe” – uma crítica feita pelo próprio governador paulista. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também disse que as eleições internas que definiram a pré-candidatura de Doria devem ser respeitadas.

    “[Sobre] Dizer que é golpismo mudar resultado das prévias, eu vou me eximir de responder por enquanto. Há muitas controvérsias, inclusive sobre o resultado das prévias. Fui coordenador do processo e tudo que tive que fazer para inibir fraudes não foi em relação ao Eduardo Leite, foi em relação a iniciativas do candidato que foi vitorioso”, disse Aníbal.

    *Publicado por Marcelo Tuvuca

    Fotos – Os pré-candidatos à Presidência