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    Eleições 2022

    Próximas pesquisas devem determinar mudanças de tom no horário eleitoral

    Especialistas afirmam que os resultados das próximas pesquisas de intenção de voto serão determinantes no tom do conteúdo nas campanhas

    Anne Barbosada CNN , em São Paulo

    O horário eleitoral gratuito começou nesta sexta-feira (26) no rádio e na televisão. A expectativa é de mudanças de tom do conteúdo durante a corrida eleitoral e especialistas afirmam que os resultados das próximas pesquisas de intenção de voto serão determinantes.

    Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, esses números serão responsáveis por definir se as trocas de farpas e alfinetadas ficarão mais hostis ou não.

    “A propaganda vai dar vida e trazer para dias presentes os pontos fracos de um passado recente ou não tão recente assim. Ela consegue mostrar na voz das pessoas e através da cobertura jornalística o que cada candidato tem de bom e também o que ele quer esconder”, afirma.

    Neste primeiro dia, o espaço foi reservado para os candidatos a governador, senador e deputado estadual. No sábado (27), é a vez dos presidenciáveis e dos deputados federais.

    Nas eleições em 2018, o jeito tradicional de fazer campanha perdeu a atenção para as redes sociais, que estiveram no centro das discussões sobre política. Além disso, os eleitores já contavam com uma série de opções para fugir da propaganda eleitoral, como a internet e os serviços de streaming.

    Agora, o horário eleitoral completa seis décadas e mudanças ainda mais recentes podem recuperar a importância no rádio e na televisão.

    “De cada 100 pessoas que acessam a internet, 100 assistem à televisão. No entanto, o inverso não é verdadeiro. De cada 100 pessoas que assistem à televisão, menos de 80% acessam a internet. A TV ainda é, sem medo de errar, o principal canal de comunicação que os políticos podem ter com seu eleitor”, conta Meirelles.

    Neste ano, o rádio e a televisão transmitem dois blocos diários de propaganda eleitoral gratuita, de segunda-feira a sábado. Cada um deles terá 25 minutos: no rádio, o primeiro será transmitido das 7h às 7h25; e o segundo, das 12h às 12h25. Na televisão, as exibições acontecem entre 13h e 13h25 e das 20h às 20h25.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

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